Algumas coisas são tão comuns na vida atual que as pessoas nem têm ideia de como elas surgiram, como por exemplo, os semáforos. Eles foram criados pelos britânicos em 1868 por conta da Revolução Industrial. Eles funcionaram por um tempo, mas pararam por conta de uma falha na emissão do gás que acendia as luzes. E somente nos anos 1920 que eles reapareceram nos Estados Unidos. Desde então, ele não mudou. Contudo, recentemente, existe a possibilidade de adicionar uma luz branca nos semáforos.
Claro que essa adição de uma nova luz irá levar algum tempo até que as pessoas se acostumem. Até porque, por décadas os semáforos tem as cores vermelho, verde e amarelo. Então, qual seria a finalidade dessa luz branca nos semáforos?
Quem propôs essa mudança foi o estudo feito pelos engenheiros do transporte da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Conforme o proposto por eles, o dispositivo com quatro luzes iria solucionar os problemas de congestionamento.
Luz branca nos semáforos
No caso, a luz branca nos semáforos iria funcionar como forma de controlar o fluxo de carros autônomos, ou seja, os que não precisam de motorista para dirigi-los. Isso é pensado no futuro, quando esse tipo de veículo deve se multiplicar nas ruas do mundo.
Para o estudo, os pesquisadores fizeram várias simulações demonstrando a capacidade dessa nova luz nos dispositivos. Com isso, eles descobriram que os carros autônomos ganharam uma eficiência operacional maior e também notaram uma maior segurança viária.
“Acreditamos que é importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos, porque ela informa aos motoristas humanos o que está acontecendo, para que saibam o que devem fazer ao se aproximarem do cruzamento”, explicou Ali Hajbabaie, um dos autores do projeto.
Mesmo com a luz branca sendo adicionada nos semáforos, as outras cores irão continuar funcionando da mesma forma, sem nenhuma mudança nas regras existentes. O objetivo é que as vias sejam preparadas para o futuro, visto que hoje em dia a quantidade de carros autônomos no mundo é bem pequena.
Fonte: News motor
Imagens: News motor