Curiosidades

O que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha? Ciência finalmente encontra resposta para o dilema

0

A humanidade tem questões que parecem que nunca serão respondidas. Uma delas é: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Vários cientistas e filósofos já refletiram sobre essa questão ao longo dos séculos. Até porque a pergunta não é somente um jogo de palavras, mas traz questões a respeito da evolução e da origem da vida.

Mesmo que essa seja uma pergunta que parece que vai ficar sem resposta para sempre, pesquisadores da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, parecem ter encontrado uma resposta. De acordo com eles, a resposta é o ovo.

Essa resposta veio depois que eles descobriram um organismo unicelular que consegue formar estruturas bem parecidas com os embriões, chamado de Chromosfera perkinsii. Ele foi descoberto em 2017 nos sedimentos marinhos do Havaí. No entanto, ele está presente no nosso planeta há bilhões de anos, bem antes do surgimento dos primeiros animais.

Ovo ou galinha

History

Conforme observaram os pesquisadores, no momento em que a célula que forma a C. perkinsii chega no seu tamanho máximo ela se divide, mas continua com sua dimensão original e forma colônias multicelulares que se parecem com o desenvolvimento embrionário dos animais.

Essa colônias ficam por aproximadamente um terço do ciclo de vida daquele organismo além de ter, pelo menos, dois tipos diferentes de células. Esse fenômeno é definido pelos investigadores como algo surpreendente para essa forma de vida.

“É uma espécie unicelular, mas o seu comportamento mostra que nela já estão presentes processos de coordenação e diferenciação multicelular, muito antes de os animais aparecerem na Terra”, destacou a professora de bioquímica Omaya Dudin, que liderou o estudo.

Ainda de acordo com os pesquisadores, uma outra explicação é que esse organismo unicelular pode ter evoluído de uma maneira independente durante milhões de anos até que conseguisse desenvolver embriões.

Na visão dos pesquisadores, essas descobertas podem ser um suporte para outros estudos, como por exemplo, os de fósseis com 600 milhões de anos com estruturas também parecidas com embriões.

Fonte: O Globo 

Imagens: History

Homem passa 10 anos consumindo apenas refrigerante: “Parei de beber água”

Artigo anterior

Idosa de 79 anos faz Enem para realizar sonho de cursar Letras e escrever um livro

Próximo artigo