Ser aprovado em uma universidade é o sonho da maioria das pessoas e para ingressar em alguma faculdade é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é um momento esperado por todos os estudantes e por quem tem um sonho a ser realizado independente da idade. Como é o caso dessa idosa que fez o Enem para realizar sonho de cursar Letras e escrever um livro.
Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas praticamente 10 mil pessoas com mais de 60 anos voltam para os locais de prova no próximo domingo, dia 10 de novembro, para o segundo dia de provas do Enem. Uma dessas pessoas é Maria Elisabete de Arruda, de 79 anos.
Mesmo tendo uma idade mais avançada, a aposentada considera que estudar não tem idade. “Adquirir conhecimento não tem idade, porque a pessoa aprende até o último dia de vida dela”, disse ela.
Para a idosa, fazer o Enem é mais um degrau que ela quer subir até chegar no seu sonho. O plano de dona Maria Elisabete é que sua nota garanta uma vaga no curso de Letras e, depois de entrar, ela quer realizar seu sonho de escrever um livro.
“As pessoas acham que aposentados ficam sentados em casa olhando para as paredes, mas eu gosto muito de ler, estudar e aprender. Eu quero renovar o meu mundo de conhecimento e, por isso, estou participando do Enem este ano”, contou.
Idosa faz Enem para realizar sonho
Por mais que o corpo de dona Maria Elisabete possa já estar cansado e o raciocínio não ser tão mais rápido quanto foi no passado, ela tem muita sede de conhecimento. Além disso, na visão da idosa sempre existe tempo de correr atrás do prejuízo e fazer o resgate de oportunidades que acabaram sendo deixadas para trás.
“Eu quero estudar português, eu quero renovar o meu mundo de conhecimentos. Nada é mais importante para uma pessoa do que estar refazendo tudo que deixou pra trás, pois o recomeço é difícil, mas deixa uma sensação de paz”, pontuou.
Ao todo são 4,3 milhões de candidatos confirmados no Enem. Desses, 2,9 milhões (67%) têm até 18 anos; 420 mil (9,7%) têm entre 19 e 20 anos; 639 mil (14,8%) têm entre 21 e 30 anos; 350 mil (8,1%) têm entre 31 e 59 anos; e quase 10 mil (0,23%) têm mais de 60 anos.
Mesmo sendo menos de 1% de todos os participantes, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos que estão fazendo o Enem é a maior da história desde 2020.Ao todo são 9.950 idosos, sendo que 558 estão cursando o ensino médio através da educação para jovens e adultos (EJA).
Esse aumento no número de idosos que querem fazer o Enem e começar o ensino superior é um reflexo do aumento da expectativa e qualidade de vida dos brasileiros. Para se ter uma noção, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes com 60 anos ou mais é de 32,1 milhões.
Fonte: Correio 24 horas
Imagens: Correio 24 horas