História

O significado das roupas utilizadas pelo papa

0

Você sabia que as roupas que o papa veste têm significados? E que cada cor de vestimenta é destinada a uma ocasião? Cada roupa utilizada pelo pontífice é cuidadosamente pensada e nunca é escolhida de forma aleatória. 

As vestes utilizadas na Igreja Católica são carregadas de simbolismo. Nesse sentido, com o papa não seria diferente, ainda mais ao considerar a posição hierárquica que ele ocupa na instituição. Além do mais, as roupas papais são utilizadas de modo a passar uma mensagem. A depender da vestimenta que a figura utiliza, a igreja e os fiéis sabem o que está acontecendo.

Mas não para por aí. Isso porque as roupas do romano pontífice estão ligadas ao seu antecessor e também ao seu sucessor. A imagem que o papa antecessor deixou pelo mundo influencia na cor das roupas do papa atual, assim como a imagem que este pretende deixar para o seu sucessor.

A cor das vestimentas

Segundo o tratado de liturgia, escrito em 1286, chamado de Rationale divinorum officiorum, as roupas brancas são associadas à pureza e a uma vida santa. O vermelho, por sua vez, remete ao sacrifício e ao sangue que Cristo derramou para a salvação do mundo.

Um papa eleito ou um cardeal que já foi papa não deve usar a tradicional batina preta, já que a função papal é de extrema relevância na hierarquia da igreja. Por isso, não deve ser desrespeitada. É por esse motivo que os papas devem usar necessariamente as roupas que lhes são destinadas.

O Papa Bento XVI, que pediu para deixar o cargo, continua usando a batina branca devido ao cargo que já ocupou, mesmo não sendo mais líder da igreja. Porém, nessas situações, a faixa branca na cintura deixa de ser usada, já que ela é de uso exclusivo para o papa que está a frente da igreja no momento.

Vatican News

O Papa Francisco, por sua vez, abriu mão de alguns itens característicos e que sempre foram usados pelos pontífices católicos. Como exemplo, pode ser observada a escolha do papa por utilizar um anel de prata de quando era cardeal e não o tradicional anel de ouro utilizado pela figura papal. Com isso, Francisco deseja passar a mensagem de uma igreja mais simples e humilde.

Instagram

Fatos surpreendentes sobre Keanu Reeves

Matéria anterior

Entenda sobre a extinção de aves da Mata Atlântica

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos