Curiosidades

7 curiosidades sobre os Papas que você provavelmente não sabia

0

Mesmo se não seguir qualquer tipo de religião, quase todo mundo já ouviu falar no Papa Francisco. Esse é o nome da maior figura humana do catolicismo atualmente. Francisco nasceu Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Francisco é o 266° Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano. Ele sucedeu o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado no dia 28 de fevereiro de 2013. Esse é o primeiro entre todos os papas, que nasceu na América, sendo então o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro a usar o nome de Francisco.

Francisco da continuidade a história do papado, que é a história do Papa e Bispo de Roma, chefe da Igreja Católica. O papado está entre as instituições mais duradouras do mundo e teve uma participação proeminente na história da humanidade. De fato, é de extrema importância e por isso afirmamos acima que, mesmo uma pessoa não seguindo qualquer religião ou não acreditando em qualquer entidade religiosa, sabe quem é o Papa e toda a sua importância para o mundo.

E foi pensando um pouco melhor sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos listou algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os Papas. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Agora, sem mais delongas, vamos lá.

Curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os Papas

1 – A função do Papa é vitalícia. Na teoria, nenhum papa pode se aposentar.

2 – O Papa é o soberano do Estado do Vaticano. No entanto, existem vários outros títulos espirituais de importância: bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de São Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régio metropolitana de Roma.

3 – Em 1271, o conclave que escolheu o papa Gregório X (Tebaldo Cisconti) durou dois  anos e nove meses.

4 – Hoje em dia, um cardeal com mais de 75 anos de idade não pode ser mais eleitor do Papa. Isso mudou nos últimos anos.

5 – Em 1978, na sucessão do Papa Paulo VI, o cardeal italiano Albino Luciani foi eleito e se transformou no Papa João Paulo I. Morreu 34 dias depois de sua posse.

6 – No dia 14 de março de 2004, João Paulo II se tornou o 3° na lista de sumo-pontífices que estivera à frente da Igreja Católico por mais tempo. O primeiro é São Pedro (apesar da duração de seu reinado ser incerta, a tradição diz 33 anos) e o segundo, Pio IX (31 anos e 7 meses).

7 – Em fevereiro de 2013, o mundo ficou chocado. Isso porque o Papa Bento XVI anunciou a sua renúncia ao papado. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu em 600 anos. A idade avançada (85 anos) e a saúde frágil foram as justificativas de Bento XVI, que foram compreendidas pelos fiéis.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para nós. Aproveite para fazer um tour pelo nosso site.

Como detectar sinais de coágulos sanguíneos e o que fazer a respeito

Matéria anterior

9 curiosidades sobre Maisa Silva, o ícone da TV e internet

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.