Natureza

Ondas de Nazaré: as maiores do mundo

0

Ondas muito grandes podem ser assustadoras, mas não para surfistas profissionais. A maior onda do mundo, chamada de Nazaré, ocorre durante o inverno de Portugal e é muito aguardada por aqueles que anseiam pela quebra de recordes. Mas, por que essa é considerada a maior onda do mundo?

Localizada ao norte de Lisboa, Nazaré recebe as ondulações gigantes geradas nas tempestades do oceano Atlântico, a centenas de quilômetros dali. O que faz com que essas ondas sejam muito maiores na região do que em outros lugares da costa portuguesa é a presença de um cânion submerso, também chamado de canhão – o famoso Canhão de Nazaré.

Os cânions são vales profundos que podem atingir até 5 mil metros de profundidade. Em Nazaré, o cânion possui 227 km de extensão e a profundidade varia de 50 metros até os incríveis 5 quilômetros. Para entender porque ondas tão altas acontecem nessa região, é importante destacar as diferenças entre as praias de Nazaré e do Norte.

ondas

Reuters

A formação das ondas

Enquanto na praia de Nazaré está o canhão, o fundo da praia do Norte é a plataforma continental, muito mais rasa. Devido à profundidade, as ondulações que viajam sobre o Canhão de Nazaré não perdem velocidade e têm sua direção alterada. Já as ondulações que viajam sobre a plataforma continental perdem velocidade e não sofrem alteração de direção. 

Ambas se encontram em frente ao Farol de Nazaré, a 200 metros da praia. Essa junção faz com que o pico levante ainda mais, fator principal para as condições massivas em Nazaré. No entanto, essas ondas não acontecem o tempo todo. Durante o inverno (que ocorre entre os meses de outubro e março), é provável que as super ondas ocorram de 1 a 6 vezes. 

National Geographic

Quem deseja apreciá-las ou surfar sobre elas, deve ficar de 2 a 3 semanas esperando para que as ondas gigantes surjam. Embora seja um destino bastante apreciado, adentrar as ondas de Nazaré requer bastante cuidado. Considerando a força com que elas surgem e o cânion logo abaixo, a região já registrou naufrágios, inclusive na Segunda Guerra Mundial. 

Recordes quebrados 

O recorde oficial de maior onda surfada na região é do brasileiro Rodrigo Koxa, que surfou uma onda gigante de 24,38 metros, em novembro de 2017. Logo no início de 2022, a região já agraciou os surfistas com ondas enormes. Inclusive, alguns brasileiros estiveram presentes na região, esperando o momento perfeito para entrar no mar. 

Aline Cacozzi

Dois deles, inclusive, afirmaram nas redes sociais terem pego ‘a maior onda da vida’. São eles os catarinenses Thiago Jacaré e Vinicius dos Santos. “Minha maior onda da vida foi hoje aqui em Nazaré”, postou Thiago Jacaré, antes de agradecer a todos os envolvidos.

Vinicius dos Santos, que no ano passado concorreu ao ‘Oscar’ de ondas gigantes, fez o mesmo. “Sábado, 8 de Janeiro, foi um dia muito marcante na minha vida. Peguei a maior onda da minha vida aqui em Nazaré até agora”, postou o surfista, que aproveitou para agradecer Lucas Chumbo e toda equipe. O ex-BBB Lucas Chumbo também não deixou de aproveitar as ondas gigantes e registrou o momento. 

Fontes: Redbull, UOL

iPhone 13 Pro dos Jogos Olímpicos chega a R$ 147 mil

Artigo anterior

Poodle anda 15 km para reencontrar família

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido