Curiosidades

Os 10 países mais pacíficos do mundo em 2019

0

Foi divulgado, no mês passado, o relatório anual do Índice Global da Paz pelo Instituto de Economia e Paz. Essa é a 13° edição do relatório que mostrou uma melhora no nível de paz no mundo pela primeira vez em cinco anos. Esses dados mostram um cenário de um mundo perigoso, mas com alguns sinais de melhora.

Embora tenha tido uma melhora na segurança do planeta, algumas regiões, como as Américas, apresentaram uma grande deterioração das condições de paz se segurança. O Brasil, que já não estava em uma posição favorável, por exemplo, caiu dez posições no novo ranking. O estudo analisou as questões de segurança dos 163 países, mostrando os mais e os menos pacíficos do mundo. Se você tem condições e intenção de morar em um lugar mais seguro e pacifico, confira os países melhores colocados no ranking.

Os países mais pacíficos do mundo

Em sua 13° edição, o estudo, conduzido pelo Instituto de Economia e Paz, viu uma considerável melhora nas condições de segurança e paz no mundo. É a primeira vez , em 5 anos, que os resultados mostram uma mudança positiva.

“Desde 2014, estávamos observando um aumento significativo de conflito e violência mundo afora, como a guerra na Síria e o conflito armado na Ucrânia essas foram notícias muito ruins. Neste ano, no entanto, o maior destaque é justamente a melhora nos níveis de paz”, disse Steve Killelea, pesquisador-chefe do estudo.

“Ainda é cedo para dizer que o mundo está mais pacífico, mas vemos como positiva a redução nas mortes ligadas ao terrorismo e às guerras, ainda mais depois de anos de aumento significativo destas fatalidades. Pelo menos agora vemos algum sinal de que os indicadores da paz estão se movendo na direção certa”, afirma Killelea.

O estudo analisou 163 países, classificando-os do mais para o menos pacífico. O topo da lista sofreu poucas alterações desde a edição de 2017. A Islândia se consolida como o país mais pacífico do mundo pelo oitavo ano consecutivo. Em seguida, vem a Nova Zelândia e Portugal que saltou duas posições em relação ao ano passado.

Os indicadores, usados para determinar o quão pacífico é um lugar, são chamados de “paz positiva”. São eles: “bons níveis de governança, baixos níveis de corrupção e um ambiente saudável para os negócios. E são estruturas que podem ser aplicadas em outros países, temos otimismo quanto a isso”, explicou o pesquisador.

O ranking dos mais paz e amor:

1º Islândia

2º Nova Zelândia

3º Portugal

4º Áustria

5º Dinamarca

6º Canadá

7º Singapura

8º Eslovênia

9º Japão

10º República Tcheca

Os países menos pacíficos do mundo

O Brasil aparece em 116° lugar, caindo dez posições em relação ao relatório do ano passado. O país teve uma queda acentuada em nove dos indicadores de paz do estudo. Os altos índices de encarceramento, confrontos envolvendo o crime organizado e mortes violentas influenciaram na piora da avaliação. Além disso, o Brasil ainda aparece entre os 10 países com as maiores taxas de homicídio do mundo, e sem perspectiva de melhora.

Entre os países com piores índices de segurança e paz, o Afeganistão assume o posto de país menos pacífico do mundo. O topo antes era ocupado pela Síria. Outros países, que vivem em situações de conflitos internos, completam a lista negativa.

163º Afeganistão

162º Síria

161º Sudão do Sul

160º Iêmen

159º Iraque

158º Somália

157º República Centro-Africana

156º Líbia

155º República Democrática do Congo

154º Rússia

E você, o que achou desse ranking? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Terry Crews sabe que seria o Tritão perfeito no filme da Pequena Sereia

Matéria anterior

Fãs não estão nada felizes com o novo trailer do remake de Cavaleiros do Zodíaco

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications