Entretenimento

Os 12 maiores estádios de futebol do mundo

0

O futebol é, sem dúvida, um fenômeno mundial. É um daqueles esportes que reúne pessoas de todo canto do mundo para chorar, gritar, comemorar e até xingar. Por mais que tudo isso aconteça sem nem sair de casa, do conforto da sua sala, parte dessa experiência é ainda mais intensa quando você assiste a um jogo no estádio

Considerando o número de fãs de futebol ao redor do mundo, os estádios precisam ser projetados para comportar um número grande de espectadores. Mas, não é simples construir um estádio gigante, já que é preciso respeitar as normas de segurança. Muitos estádios são reformados por essa razão, perdendo alguns assentos. Contudo, a tendência é que os estádios cresçam mais e mais.

Existem aqueles estádios que são simplesmente inacreditáveis, e, infelizmente, não há nenhum brasileiro entre os 12 maiores do mundo. O Maracanã já foi o maior do mundo por vários anos, mas desde então, outras construções superaram nosso estádio. Então, conheça os 12 maiores estádios de futebol do mundo

Estádio Santiago Bernabéu

Estádio Santiago Bernabéu 

Reprodução/Spain.info

Começando pelo último lugar, o Estádio Santiago Bernabéu fica em Madrid, na Espanha, e é a casa do Real Madrid Futebol Clube. A casa leva o nome do ex-presidente do clube e principal responsável pela sua construção.

Ele foi inaugurado em 1947, como Estádio Chamartín, com capacidade para 125 mil pessoas, mas passou por algumas reformas e adequações. Hoje, ele recebe 81 mil e 44 torcedores.

Stade de France

Stade de France

Creative Commons

O Stade de France foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1998. Usado também para outras competições, como o rúgbi, o estádio fica em Saint-Denis e comporta 81 mil e 338 pessoas. 

ANZ Stadium

ANZ Stadium

Wikimedia Commons

Já o ANZ Stadium foi inaugurado um ano depois, em 1999, sendo um estádio olímpico multiuso. O estádio fica em Sydney e costuma receber as partidas da Seleção Australiana de Futebol, com capacidade para 83 mil e 500 torcedores. 

Borg El Arab Stadium

Borg El Arab Estádio

Reprodução/Pinterest

No Egito também existem estádios gigantes e o Borg El Arab Stadium conquista seu lugar nessa lista. Esse estádio, que fica em Alexandria, é um dos maiores estádios da África, construído na candidatura do Egito à sede da Copa de 2010, mas que acabou não acontecendo. O estádio recebe jogos da seleção nacional e comporta 86 mil pessoas.

Estádio Azteca

Estádio Azteca

Reprodução/Imortais do Futebol

O Estádio Azteca, na Cidade do México, comporta um pouco mais, recebendo 87 mil visitantes. Ele também é chamado de Colosso de Santa Úrsula e é um dos poucos que já sediou duas finais de Copa do Mundo.

Em 1970 ocorreu, nele, o jogo Brasil x Itália e, em 1986, Argentina x Alemanha Ocidental. Ele também foi o primeiro estádio a receber um jogo da NFL fora dos Estados Unidos. Esse foi o local onde o comediante Chespirito, que interpretava o Chaves e o Chapolin, foi velado.

Bukit Jalil National Stadium

Bukit Jalil National Stadium

Azhar Mahfof/The Star

O Bukit Jalil National Stadium tem menos história, mas mais espaço. Em Kuala Lumpur, na Malásia, esse estádio é considerado o melhor do país, construído em 1998 para os Jogos da Commonwealth. Ele também foi uma das sedes da Copa da Ásia em 2007, comportando 87 mil e 411 pessoas.

Wembley Stadium

Wembley Stadium

Wikimedia Commons

Em Londres, você pode visitar o Wembley Stadium, o segundo maior estádio da Europa. Tendo capacidade para 90 mil pessoas, é um local onde vários shows acontecem, assim como a final da Copa da Liga Inglesa.

Rose Bowl

Rose Bowl

Wikimedia Commons

O Rose Bowl, que fica em Pasadena, nos Estados Unidos, é ainda maior. O nome é dado como referência aos mais de 100 tipos de rosas plantados ao redor do local. O Rose Bowl comporta 90 mil e 888 pessoas, já tendo recebido as finais das Copas do Mundo sediadas pelos Estados Unidos.

FNB Soccer City

FNB Soccer City Estádios

Reprodução/Escola Educação

O FNB Soccer City, em Joanesburgo, na África do Sul, foi o principal estádio da Copa de 2010, assim como é o maior do continente africano. Ele comporta 94 mil e 736 pessoas e já foi palco de momentos históricos, como discursos importantes de Nelson Mandela.

Camp Nou

Camp Nou Estádio

Reprodução

O Camp Nou é o terceiro estádio do Barcelona Futebol Clube e recebe 99 mil e 354 pessoas, tendo instalações como a parte administrativa, museu do clube e até dormitórios.

Melbourne Cricket Ground

Melbourne Cricket Ground

Reprodução/Escola Educação

Já o Melbourne Cricket Ground é o primeiro estádio a chegar nos 100 mil lugares. Em Melbourne, na Austrália, é o principal estádio do país, mas o futebol não é o principal esporte praticado lá. Sendo assim, esse título vai para o Futebol Australiano.

Primeiro de Maio Rungrado

Primeiro de Maio Rungrado

Reprodução

Em primeiro lugar, temos o Primeiro de Maio Rungrado, em Pyongyang, na Coreia do Norte. Os números não-oficiais dizem que a capacidade do estádio é de 114 mil pessoas, recebendo jogos da seleção do país. Contudo, o mais comum são eventos comemorativos ou militares. 

 

Esse fogo na Austrália está queimando há, pelo menos, 6 mil anos

Artigo anterior

Profissões que não existem mais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido