Os 5 museus mais estranhos do mundo

POR A redação    EM Lugares & Construções      27/08/15 às 16h27

Esqueça tudo o que você já sabe sobre museus. Nada de Louvre, MASP, ou Metropolitan. Não são só artes famosas, esculturas seculares e monumentos pré-históricos que podem ser colocados em exposição. Longe disto.

Ao redor do mundo existe todo o tipo de museus, e alguns deles são bastante populares pelas curiosas peças que expõem. Outros, bom, nem tanto...

Já ouviu falar do museu da privada, na Índia? E quanto ao museu do miojo? Sim, ele existe também e, como não poderia deixar de ser, fica no Japão. Confira estes e outros exemplos de museus bizarros que você deve marcar na sua agenda de viagens.

Museu da Arte Ruim

Bad Art

Onde fica? Dedham, Estados Unidos

O slogan do museu, fundado em 1994 em Dedham, no estado de Iowa, é bastante sincero e justo: Ruim demais para ser ignorado. Tá certinho, né? Reunir as obras de arte mais feias do mundo não deve ser uma tarefa fácil. O museu tem um acervo de mais de 600 artes de qualidade bastante duvidosa. Mais que exibir, o Museum of Bad Art celebra a arte ruim, e ainda a divulga. Não deixa de ser uma boa oportunidade para artistas ruins terem suas artes apresentadas.

Museu da Mostarda

Mustard

Onde fica? Middleton, Estados Unidos

Você gosta de Mostarda? Sim? Mas será que gosta o suficiente para ver uma exposição com mais de 5.400 embalagens do tempero vindas de mais de 70 países? Pois o Naticional Mustard Museum existe desde 1992 em Middleton e todo ano atraí uma multidão de turistas que viajam de todo o mundo para conhecer os potes do produto. Se você parar para pensar, é um passeio no mínimo interessante. Ao final do tour, os visitantes antes podem degustar e comprar o produto. E os fãs de Ketchup, fazem o que?

Museu da Privada

Privada

Onde fica? Nova Deli, Índia

"As instalações sanitárias são parte da história da higiene humana e representam um capítulo fundamental no crescimento da civilização", disse o fundador do Sulabh Bhawan Toilet Museum, localizado na cidade de Nova Delí, na Índia. E quem somos nós para tirar a razão dele? O desenvolvimento de uma sociedade depende de um bom saneamento básico. São duas coisas que andam juntas, e o Museu da Privada proporciona ao turista uma verdadeira viagem pelo tempo ao apresentar um tipo diferente de trono que usualmente estaria em exibição num museu convencional.

Museu do Cabelo

Cabeo

Onde fica? Avanos, Turquia

Imagine que alguém decidiu reunir mechas do cabelo de 16 mil mulheres, colocou em exposição e abriu um museu. Parece bem perturbador, mas o Hair Museum realmente existe e pode ser encontrado em Avanos, abaixo de uma loja de artesanato em argila. Especula-se que tudo começou a 30 anos, quando uma querida amiga da dona da loja se mudou da cidade. Antes de partir ela lhe deixou uma mecha de cabelo como lembrança. A tradição continuou e, passadas três décadas, todo o teto e paredes ficaram cobertas com mais fios de cabelo. Para completar a bizarrice, toda mecha de cabelo recebeu uma etiqueta contendo o nome e o endereço da pessoa que o cedeu.

Museu do Miojo

Miojo

Onde fica? Yokohama, Japão

Sabe quem foi Momofuku Ando? Não? Pois saiba que você deve muito a ele. O japonês é o nome por trás da invenção do macarrão instantâneo durante a Segunda Guerra Mundial, produto que logo se tornaria um sucesso mundial, em especial entre os jovens.  Considerado o "Rei dos Macarrões", Momofuku tem também um museu em sua homenagem. Localizado na cidade de Yokohama, o Momofuku Ando Instant Ramen Museum é um museu interativo que, além de homenagear o japonês, leva os visitantes a uma viagem pela história do produto. Os visitantes também podem fazer o próprio macarrão e provar ao fim da visita.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+