Os 5 transtornos mentais mais bizarros que existem

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      23/02/15 às 20h41

Os transtornos mentais afetam milhões de pessoas no mundo. Todos os anos milhares de pessoas se submetem à psicoterapia para tentar encontrar uma solução para seus transtornos. Em alguns casos, o problema psicológico sofrido é extremamente camum e estranho ao mesmo tempo.

Nós da Fatos Desconhecidos decidimos listar os 5 transtornos mais comum que afetam as pessoas. Apesar de serem comuns, muitas pessoas afetadas por esse tipo de transtorno não conseguem identificar sua condição.

Oniomania

11

Oniomania é um desejo compulsivo de comprar. Você sabia que comprar demais pode ser uma doença? As vítimas muitas vezes experimentam uma grande satisfação quando fazem compras como se aquela atividade trouxesse sentido à sua vida. Depois de deixar o ambiente de compras a pessoa geralmente experimenta um sentimento de culpa ou depressão. O desejo incontrolável de gastar tem tratamento: inclui acompanhamento psicológico e medicação.

Tricotilomania

12

Tricotilomania é um transtorno psicológico mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo ou do corpo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxar. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo ou com lesões no corpo.

O principal tratamento para a tricotilomania é um tipo de terapia comportamental chamado de treinamento de reversão de hábitos. Com esta abordagem, uma pessoa com tricotilomania primeiro aprende a identificar quando e porque ela tem o desejo de puxar os cabelos. Esta técnica também ensina formas mais saudáveis de relaxamento e outros comportamentos mais adequados para reduzir o estresse no momento de grande tensão.

Transtorno dissociativo de identidade

16

Transtorno dissociativo de identidade é a doença anteriormente conhecida como Síndrome de personalidade múltipla. É uma condição em que uma única pessoa apresenta múltiplas identidades distintas ou personalidades (conhecidos como alter egos ou altera), cada um com seu próprio padrão de perceber e interagir com o meio ambiente.

O diagnóstico exige que pelo menos duas personalidades assumam o controle do comportamento do indivíduo com uma perda de memória associada que vai além esquecimento normal. Há uma grande controvérsia em torno do tema. Mais de 40.000 casos foram diagnosticados no período de 1985 a 1995 em todo o mundo.

Desejo Sexual Hiperativo

14

Desejo Sexual Hiperativo (DSH), ou Ninfomania (em mulheres) e Satiríase (em homens). Se você já assistiu Ninfomaníaca, sabe do que estamos falando. Esse transtorno sexual tem como característica o nível elevado de desejo em praticar atividades sexuais. O desejo é tão grande que pode causar prejuízos na vida da pessoa.

Uma pessoa considerada ninfomaníaca pode não conseguir satisfazer seus desejos sexuais e por isso sente a necessidade de ter vários atos sexuais seguidos na tentativa de alcançar um orgasmo. O ato sexual pode ser seguido por culpa e arrependimento, o que não impede novos impulsos para outro ato, assim como nas compulsões alimentares.

Coprolalia

200355330-001

Coprolalia é o ato involuntário de xingar. A verbalização de palavras tidas como obscenas em grande maioria dos casos são desencadeadas pelo contexto emocional da pessoa acometida pelo distúrbio.

 

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+