• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Especialistas conseguiram criar um método para induzir sonhos lúcidos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      23/08/18 às 18h35

Imaginem se vocês pudessem sonhar e saber exatamente o que está fazendo nesse tal sonho? Bom, isso é chamado de sonho lúcido. Sabe aquele exato momento em que você percebe que está em um sonho e acorda? Pois é, na maioria dos casos as pessoas acordam quando percebem que estão em um sonho, pois o susto parece trazer a nossa consciência de volta ao mundo.

Mas e as pessoas que conseguem ter esses sonhos com frequência, como é que elas fazem? Como citamos, nem todo mundo consegue ter tal experiência, isso é fato. Mas segundo alguns pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Instituto Lucidity, no Havaí, pode haver uma "receita" para ter um sonho lúcido. Como é? A gente conta para vocês nessa matéria.

Como ter um sonho lúcido

Com base em dados de pesquisas já feitas, os pesquisadores foram investigar como os produtos químicos, chamados inibidores da acetilcolinesterase (AChEls), podem nos ajudar a ter essa experiência.

Muitos acham que o neurotransmissor acetilcolina é quem ajuda a formar o REM (estágio em que os sonhos acontecem mais vividamente). Já os inibidores AChEls ajudam esse neurotransmissor a se agregar no cérebro, fazendo a inibição de uma enzima chamada acetilcolinesterase. A mesma inativa a acetilcolina. Um tipo específico de AChEI, conhecido como galantamina, tem sua ação rápida e contém apenas efeitos colaterais leves.

Com isso em mente, os pesquisadores reuniram 121 participantes para testar o efeito da galantamina na indução do sonho lúcido. Os voluntários eram pessoas interessadas em experimentar o sonho lúcido e se comprometeram a ensaiar um protocolo de indução de sonhos, tal como a técnica MILD.

Quando combinaram o treinamento com a galantamina, coisas surreais aconteceram. Durante três noites seguidas os participantes consumiram doses crescentes da droga. Os participantes acordaram em todas as noites entre as 4 e 5 horas após as luzes se apagarem. Eles praticavam as técnicas de indução dos sonhos, tomavam a droga e depois voltavam a dormir.

O resultado? A combinação desencadeou sonhos lúcidos nos participantes e quanto maior era a dosagem, mais forte era o resultado.

Os pesquisadores afirmaram o seguinte no artigo do estudo: "Essa associação resultou em um total de 69 dos 121 participantes (57%) tendo sucesso em um sonho lúcido em pelo menos uma em duas noites com uma dose ativa de galantamina".

Uma experiência que permite que as pessoas sejam donas de seus sonhos e passem a controlá-los. Os próprios pesquisadores acham que os sonhos lúcidos podem ajudar pessoas a enfrentarem seus medos e quem sabe até acabar com traumas.

Mas e você, teria coragem de experimentar um sonho lúcido? Não esqueça de comentar aqui embaixo.

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+