Curiosidades

Os evangélicos celebram a quaresma?

0

As religiões são uma forma de as pessoas entenderem ou buscarem respostas para algumas perguntas existenciais, que normalmente não são respondidas facilmente. Por exemplo, como surgiu a vida, o que acontece depois da morte e para onde vamos, quando essa vida acaba. Cada uma delas tem seus períodos considerados importantes, como a quaresma para os cristãos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, no Brasil, 87% da população se considera cristã. O cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta. Ela se centra na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Para esses fiéis, o período que começa nessa quarta-feira agora é bem importante: a chamada quaresma.

Esse período são os 40 dias que antecedem a páscoa e celebram a ressureição de Jesus. Nesse ano, a contagem dos dias começa no dia dois de março e termina no dia 14 de abril. O término desse período acontecerá na quinta-feira da chamada semana santa.

Quaresma

A12

Assim como a maioria das coisas, as pessoas começam a buscar determinado assunto quando ele está mais em foco ou então quando é um período que se aproxima e elas não sabem ao certo o que é. Com a quaresma não é diferente.

Sempre, um pouco de tempo antes desse período religioso começar, os brasileiros vão ao Google buscar informações sobre ele. Segundo o próprio buscador, a pesquisa “o que é quaresma na umbanda” foi uma das dúvidas que mais apresentou uma crescente de busca sobre a quaresma nos últimos sete dias no nosso país. A alta dessa busca foi de mais de 160%.

Dúvidas

Canção nova

Nesse ínterim, outra dúvida que apresentou uma alta de busca no Google, tendo crescido mais de 140%, foi “o que é quaresma para os evangélicos”. Além dessas dúvidas, as que foram as mais pesquisadas foram:

1 – O que fazer na quaresma?

2 – Pode batizar na quaresma?

3 – O que acontece na quaresma?

4 – Como se proteger na quaresma?

5 – O que não pode fazer na quaresma?

6 – O que não pode comer na quaresma?

7 – Quais os dias que não pode comer carne na quaresma?

Para esclarecer as dúvidas a respeito desse período, Lidice Meyer, doutora em Antropologia Social, Docente no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Portugal, explicou mais sobre esse período.

Conceito

CNBB

De acordo com Meyer, a quaresma abrange uma celebração cristã feita somente nas tradições Católicas Romana e Ortodoxa, Anglicana e Luterana. Contudo, algumas tradições Metodistas e Presbiterianas incluem alguns rituais nesse período.

“Para o cristianismo a Quaresma é um período de penitência para através da abstinência de certos alimentos para dispor-se a buscar mais a Deus. O sentido mais importante deste tempo penitencial é o da busca pela proximidade a Deus”, explicou ela.

Evangélicos

Alto astral

Por conta de ser um período importante para o cristianismo, outras dúvidas surgem, como por exemplo, se o período da quaresma também está presente em outras religiões, como as evangélicas. Até porque, no nosso país 31% da população se considera evangélica, de acordo com uma pesquisa do Datafolha feita em 2020.

Segundo a professora, algumas vertentes dessa religião segue a tradição da quaresma. Contudo, no Brasil, isso não é comum.

“A Quaresma é uma celebração de origem Católica. Apenas os primeiros ramos do protestantismo, Luteranos e Anglicanos, seguem esta tradição com as cores litúrgicas e alguns rituais, como cinzas e estímulo a oração, leitura bíblica e abstinência de alimentos. Algumas igrejas presbiterianas e metodistas também seguem estes poucos rituais, mas sobretudo nos EUA. No Brasil são raras as igrejas destas denominações que fazem referência à quaresma”, explicou.

Nesse sentido, como o evangélico no Brasil é, na sua maioria, pentecostal e neopentecostal, ele não segue a quaresma. Segundo Meyer pontua, para essa religião os rituais não têm significado. Para eles, a celebração principal é a páscoa.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: A12, Canção nova, CNBB, Alto astral

Participante do Big Brother deu à luz durante confinamento

Artigo anterior

Um acidente como o de Chernobyl pode ocorrer de novo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido