Mundo Afora

Os maiores festivais de música do mundo

0

Com a volta dos eventos de grande capacidade que vem acontecendo gradualmente, os festivais de musica já estão com data marcada para voltar. Por isso, reunimos os maiores eventos do mundo deste segmento nessa lista:

Glastonbury (Inglaterra)

Festival Glastonbury (Fonte: WeGoOut)

O Festival de Glastonbury é o segundo maior do mundo, ao ar livre.
Chegar a Glastonbury envolve uma boa quantidade de viagens e, provavelmente, uma fila para entrar, mas, ao passar por esses obstáculos, você entra em uma enorme cidade de tendas.

O festival também conta com atrações de dança, humor, teatro, circo e muitas outras. O evento é transmitido integralmente pela TV, coberto por inúmeras estações de rádio e comentado por semanas. Tem a duração de aproximadamente três dias, no último fim de semana de junho.

Summerfest (Estados Unidos)

Festival Summerfest (Fonte: visitmilwaukee)

Summerfest acontece anualmente em Milwaukee, Wisconsin. Com sua estreia em 1968, o festival está localizado próximo ao Lago Michigan e atrai aproximadamente 800.000 pessoas por edição. Durante os 11 dias de shows, o parque de 30 hectares reúne 12 palcos com mais de 1000 apresentações.

Com mais de 50 edições, o Summerfest recebeu grandes artistas da música como, Rolling Stones, Aerosmith, Paul McCartney, Metallica, Lady Gaga, Tina Turner, Stevie Wonder, Whitney Houston, Kenny Chesney e Bruno Mars.

Coachella (Estados Unidos)

Coachella (Fonte: GQ)

O Coachella é um festival anual de música realizado no deserto do Colorado em Indio, Califórnia . O evento recebe inúmeros artistas de vários gêneros musicais, como pop, indie,rock, hip hop e música eletrônica. Artes visuais também fazem parte do festival com instalações e esculturas.

O festival é realizado, normalmente, nos dois últimos fins de semana de abril, com a mesma programação a cada fim de semana. A Partir de 2003, foi permitido que os participantes acampassem no local. O evento não acontece desde 2019 em razão da pandemia de COVID-19.

Tomorrowland (Bélgica)

Tomorrowland (Fonte: Eletro Vibez)

Fundado em 2005 por dois irmãos, Manu e Michiel Beers, o Tomorrowland é um festival de Electronic Dance Music que tem crescido continuamente desde sua pequena fundação. A primeira edição reuniu aproximadamente 1000 participantes, porém anos mais tarde, recebeu mais de 50.000 pessoas. A edição de 2019 foi considerada a mais cara em termos de produção e teve público estimado em 400.000 visitantes em dois fins de semana. Contou ainda com mais de 1000 artistas em 18 palcos espalhados por uma área de 38 hectares.

Rock In Rio (Brasil)

Rock in Rio (Fonte: AdNews)

O Rock in Rio foi criado em 1985 e é considerado um dos maiores festivais do mundo. O evento já teve 20 edições; oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos, reunindo mais de sete milhões de pessoas. A ideia do festival surgiu no Rio de Janeiro, mas acabou chamando a atenção do público mundial por contar com inúmeros estilos de música para todos os públicos.

Fuji Rock Festival (Japão)

Fuji Rock Festival (Fonte: Blog’n Roll)

O Festival é um evento anual de rock realizado no Naeba Ski Resort, na província de Niigata, Japão. Conta com 3 dias de shows reunindo mais de 200 músicos japoneses e internacionais, tornando-se o maior evento de música ao ar livre no Japão.

O nome remete à primeira edição que foi realizada na base do Monte Fuji, em 1997. A maior missão do festival é ser “o mais limpo do mundo”; com foco principal na reciclagem.

Lollapalooza (Estados Unidos)

Lollapalooza (Fonte: Jovem Pan)

O Lollapalooza é um evento musical alternativo que acontece anualmente. Formado por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock, grunge, conta também com performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato. O festival foi responsável por ajudar a lançar artistas como Amy Winehouse, Alice in Chains, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Arcade Fire, The Killers, The Smashing Pumpkins, Muse, Hole, The Strokes, Arctic Monkeys, Foo Fighters, Green Day e Lady Gaga.

Criado em 1991 pelo cantor do, Perry Farrell, como uma turnê de despedida da sua banda, Jane’s Addiction, o evento foi realizado até o ano de 1997 e foi revivido em 2003. Desde a sua criação até 1997 e em seu renascimento em 2003, o festival percorre a América do Norte por várias cidades. Possui ainda edições em outros países, como Brasil, Argentina, Chile, Alemanha, Suécia e França.

Montreux Jazz Festival (Suíça)

Montreux Jazz Festival (Fonte: G1)

O Festival de Jazz de Montreux surgiu em 1967 por Claude Nobs, Géo Voumard e René Langel. A primeira edição aconteceu no Montreux Casino, tendo duração de três dias e contando quase que com apenas músicos de jazz. Durante os anos iniciais, se destacaram as performances de artistas como Elis Regina, Nina Simone, Bill Evans, Jan Garbarek, Ella Fitzgerald e Keith Jarrett.

A partir dos anos 70, passou a agregar outros gêneros como blues, rock e soul, contando até com música brasileira. A partir da década de 1980 o festival ampliou ainda mais sua gama de gêneros, trazendo inúmeros artistas de pop e rock. Atualmente, dura em torno de duas semanas e atrai mais de duzentas mil pessoas.

Esses dizeres da saúde são falsos!

Matéria anterior

Artefatos do futuro que você precisa ver

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos