CuriosidadesHealth

Esses dizeres da saúde são falsos!

Pergunta
0

A medicina é uma área que requer constante estudo e disseminação. Por se tratar da vida, e como a tecnologia e a ciência evoluem mais a cada dia, é fundamental compartilhar as descobertas importantes. Contudo, como qualquer ciência, nem sempre é fácil de traduzir para as pessoas que não são do meio da saúde.

Então, considerando a falta de acesso à informação, muitos dizeres são repassados por gerações sem que sejam comprovados. Quer saber mais? Descubra quais são alguns dizeres falsos da saúde.

Beba pelo menos 8 copos de água por dia

É comum ouvir que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo e que não tomamos água o suficiente. Então, dizem que precisamos tomar, pelo menos, oito copos cheios por dia. Para algumas pessoas, isso é fácil demais. No entanto, para outras, parece ser impossível. Será que é necessário beber mais de oito copos de água?

Não! Não existem evidências de que oito é o número mágico para todo mundo. Não só isso, é comprovado que ingerir esse líquido de forma exagerada é prejudicial à saúde.

Só usamos 10% da nossa capacidade cerebral

Os humanos são uma espécie incrivelmente inteligente, com capacidades cognitivas acima da maior parte do reino animal. Com isso, ouvimos falar que conseguimos construir impérios e desenvolver a ciência usando só 10% da nossa capacidade cerebral. Acredita-se que se utilizássemos 100%, seríamos muito habilidosos.

Infelizmente, – ou felizmente, dependendo do ponto de vista – já usamos a capacidade total do cérebro. Estudos até já mostraram que cérebros que não funcionam em plena capacidade alcançam 90%.

Cabelo e unhas continuam crescendo após a morte

Unhas - dizeres de saúde

(Alamy)

Você já deve ter visto imagens de múmias com unhas e cabelos longos. Também deve ter ouvido que isso é porque nossas unhas e cabelos crescem depois da morte. A verdade é que isso é um mal-entendido. Assim, por conta da desidratação do corpo, a pele retrai, deixando as unhas e o cabelo com uma aparência de que cresceram.

Ler no escuro estraga suas vistas

Se você já passou noites lendo ou estudando, já ouviu de alguém que essa prática acabaria estragando sua visão com o tempo. Por sorte, isso não é verdade. Pouca iluminação é ruim mas, provavelmente, não provoca defeitos no olho.

Usar lâmina de barbear engrossa o cabelo

Depilação - dizeres de saúde

(Macniak)

Essa frase já foi repetida diversas vezes por salões de beleza e clínicas de estética. Logo, você deveria ter a prática de depilar com cera ou comprar pacotes de depilação a laser, se quiser cabelos finos ou inexistentes no corpo.

Contudo, isso é falso! E, além do mais, é mais uma ilusão. Um cabelo nasce como um cone, com uma ponta bem mais fina que a base. Então, quando você deixa o fio crescer naturalmente, você está sentido a ponta fina. Mas, se cortar o fio pela metade, estará sentido o meio desse cone.

Por isso é comum achar que seu cabelo engrossou, mas não passa de uma ilusão momentânea. Quando o cabelo cair, vai nascer um normal no lugar. Esse é um dos dizeres da saúde que a maior parte das pessoas acredita fielmente.

Telefones celulares são perigosos em hospitais

Talvez você já tenha visitado alguém em um hospital e ouviu que deveria desligar o celular para que não haja problemas com o equipamento médico. Uma pesquisa realizada na Europa detectou que o uso de celulares dentro de um metro de distância dos aparelhos pode interferir, mas só nesse caso. Foi assim que nasceu essa crença. Quais outros dizeres da saúde te fazem desconfiar da sua veracidade?

Os funkos mais caros do mercado

Matéria anterior

Os maiores festivais de música do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos