Entretenimento

Os shows mais populosos do mundo

0

Festivais de música são famosos no mundo todo e envolvem milhões de pessoas. Fãs vão de um lado a outro do planeta para acompanhar os shows e, claro, os artistas. Alguns eventos registram recordes históricos de público e você vai descobrir quais são agora.

Rock in Rio – 1985/Rio de Janeiro

Como um verdadeiro marco na história dos festivais, o Rock in Rio colocou o Brasil na rota de turnês internacionais dos maiores ídolos da música. A primeira edição ocorreu em 1985 e contou com nomes como Ozzy Osbourne, Queen, AC/DC, Scorpions, Iron Maiden, Whitesnake, Rod Stewart e Yes. Diversos outros artistas de peso se apresentaram no evento, que reuniu 1,3 milhão de espectadores e durou 10 dias.

Monsters of Rock Moscow – 1991/Moscou

O festival que marcou a queda da cortina de ferro que dividiu o mundo em dois durante o século XX foi realizado em 1991, em Moscou, capital da Rússia. O evento, que reuniu 1,6 milhões de pessoas, contou com shows da banda local E.S.T. e grandes astros do rock como Pantera, Black Crowes, Metallica e AC/DC.

O evento foi de uma importância simbólica muito forte, já que foi realizado como forma de comemoração à queda do muro de Berlim e o fim de mais de 70 anos de regime comunista na gigante União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em dezembro de 1991, quinze repúblicas que compunham a URSS declaravam sua independência.

Rod Stewart – 1994/Rio de Janeiro

Em 1994, uma apresentação internacional e gratuita do rockeiro britânico Rod Stewart, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reuniu 3,5 milhões de pessoas na praia. Esse teria sido o maior show da carreira do rockeiro, realizado durante o réveillon da cidade.

Twitter


O feito está registrado no livro dos recordes, o Guinness Book, como o maior show gratuito de rock já realizado. Essa apresentação foi significativa não apenas pela quantidade de pessoas interessadas em ver o artista. Isso porque o show deu início à longa lista de artistas que se apresentariam anos depois na praia.

Jean Michel Jarre – 1997/Moscou

Em setembro de 1997, Jean Michel fez uma mega apresentação no campus da Universidade Estadual de Moscou, em homenagem ao 850° aniversário da cidade. O concerto fazia parte do álbum Oxygen, o maior sucesso no auge do cantor. Apesar de várias contradições, estima-se que mais de 3,5 milhões de pessoas tenham comparecido ao espetáculo.

Rolling Stones – 2006/Rio de Janeiro 

Em 2006, a praia de Copacabana foi mais uma vez palco de um show histórico. Os Rolling Stones fizeram um mega espetáculo aberto com seus maiores sucessos para 1,5 milhões de pessoas. Na época, a apresentação foi tão relevante que a Rede Globo transmitiu-a ao vivo para aqueles que não podiam estar presentes no evento.

Rock FM Brasil

Peace without Border II – 2009/Cuba

O Peace without Border (Paz sem fronteiras, em Português) foi o segundo de uma série de shows beneficentes, realizado em Havana, Cuba. O idealizador do evento foi Juanes, cantor colombiano, vencedor de três Grammy latinos.

O evento contou com a participação de 14 cantores locais de Cuba, Porto Rico, Equador e Espanha. Com entrada gratuita, o festival reuniu 1,5 milhões de pessoas empenhadas em acompanhar as apresentações de peso.

Love Parade – 2010/Alemanha

O Love Parade foi um festival de música eletrônica com entrada gratuita realizado em várias partes do mundo, principalmente na Alemanha, onde nasceu. Os shows, que aconteciam até três vezes por ano, deixaram de existir após os fatos lamentáveis registrados na edição de 2010 em Duisburg, na Alemanha.

O evento recebeu 1,4 milhões de pessoas em um local que comportava 800 mil. Cerca de 500 pessoas desmaiaram por asfixia ou foram pisoteadas. 21 delas não resistiram e morreram. No evento havia apresentações de grandes nomes, mas teve de ser encerrado e nunca mais foi realizado.

Os maiores jogos de basquete da história

Matéria anterior

Lã de vicunha: o tecido mais caro do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos