Os smartphones de 7 presidentes e autoridades ao redor do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      24/11/14 às 14h37

Se você tivesse muito dinheiro disponível e fosse a autoridade máxima de um país, qual smartphone você escolheria para "chamar de seu"? Claro que essa decisão poderia levar tempo, já que existem por aí inúmeras boas opções, mas o mais importante no final seria não só a aparência ou o preço do aparelho, como também a segurança que ele oferece, já que existe sempre o risco de celulares serem espionados (como já aconteceu, no "episódio" em que os Estados Unidos estavam "de olho" em todo mundo, inclusive na Dilma).

Confira, abaixo, quais foram as escolhas que esses 7 líderes de governo e autoridades de diferentes partes do mundo fizeram na hora de escolher seus próprios smartphones. Aliás, se você está achando que vai encontrar muitos Apples por aí, está certo, mas há ainda outras marcas (e modelos menos conhecidos) que fazem a "cabeça" desses poderosos por aí:

1. Barack Obama - presidente Estados Unidos

1

Um modelo mais seguro e imune a ataques. Esses são os termos frisados no contrato especial que a BlackBerry mantém com o presidente dos Estados Unidos e que garante a ele um aparelho especial. Isso porque Obama não larga seu celular durante o dia inteiro e, dificilmente, está fora da internet. Agora, um detalhe que pouca gente sabe: ele usa o mesmo modelo de celular desde 2008!

2. Angela Merkel - chanceler da Alemanha

2

Há pouco tempo, chefe do governo alemão não usava somente um aparelho, mas dois! O principal é um BlackBerry Z10, mas havia ainda um Nokia 6220 Slide. Esse último, no entanto, deve ter sido jogado fora, já que foi descoberto, recentemente, que Angela estava sendo espionada, por meio desse aparelho, pelos Estados Unidos.

3. François Hollande - presidente da França

3

Na França, por outro lado, o celular usado pela autoridade máxima é um iPhone 5. Bom, pelo menos era esse modelo usado por François Hollande no início de 2014. Será que ele já tem a nova versão do aparelho da Apple?

4. Vladimir Putin - presidente da Rússia

4

Na Rússia, não existe um "celular oficial" do presidente. Pelo menos é essa a informação divulgada. No entanto, Putin (esquerda) já foi visto algumas vezes usando um MTS-Glonass 945, um Android de fabricação russa. O primeiro-ministro do país, Dmitry Medvedev (direita) - por outro lado -, usa um iPhone 5.

5. Família real britânica

5

Embora sejam britânicos, dizem por aí que príncipe William, Kate Middleton e príncipe Harry usam smartphones da marca americana Apple. Os três desfilam com modelos do iPhone, pelo menos, desde 2012.

6. Dilma Rousseff - "presidentA" do Brasil

6

Ao contrário de Putin, da Rússia, Dilma tem seu próprio smartphone. Acontece, no entanto, que a presidenta evita aparecer em público com o aparelho, exatamente para não fazer propaganda de nenhuma marca. Assim, conforme as pessoas que estão próprias a ela, todas as vezes que Dilma surge com um celular em lugares públicos pode saber que o aparelho é emprestado.

7. Kim Jong-Un - líder da Coreia do Norte

7

"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Esse ditado, que muita gente deve conhecer por aí, se encaixa direitinho para o caso de Jong-Un, líder máximo da Coreia do Norte. Isso porque o homem já foi fotografado inúmeras vezes usando produtos da Apple, marca proibida no país. Mas, dizem que seu celular oficial é um HTC Butterfly... pelo menos é esse que ele fiz a população que usa.

Quer continuar lendo sobre smartphones e celulares? Clique para ver essas outras matérias: "20 smartphones mais radioativos do mercado", "10 germes que vivem em seu celular" e "9 celulares antigos que marcaram época e deixaram saudades".

 

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+