Bombástico! 7 segredos que o governo americano escondeu por décadas

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      14/10/14 às 22h59

Sabe aqueles filmes de investigação, em que o exército americano e que a CIA (agência americana de inteligência) escondem informações secretas e estão envolvidos até "a cabeça" em esquemas duvidosos? Pois é, embora muita coisa seja exagero de Hollywood, há sempre um fundo de verdade em tais histórias.

Isso, aliás, você vai conferir hoje. Como você vai ver na lista que preparamos, há inúmeros projetos sigilosos que foram desenvolvidos por esses dois "braços" do governo americano e que ficaram secretos por décadas, sendo revelados só nos últimos anos.  (Clique para ler também: 5 histórias misteriosas que nunca foram explicadas).

Acompanhe a seleção e descubra o que os Estados Unidos não queria que ninguém soubesse:

7. Projeto 1794

1

Inúmeros documentos americanos da época da Guerra Fria, foram revelados em 2012 e indicavam um projeto secreto dos Estados Unidos sobre a construção de uma nave no formato de um disco voador, a fim de combater possíveis bombardeios soviéticos. Segundo os registros, o mais ambicioso desses planos era o Projeto 1794, que foi iniciado na década de 50. A intensão era construir uma aeronave capaz de viajar a uma velocidade 4 vezes mais veloz que o som e atingir uma altitude de até 30 mil metros.

Corrigido para os custos atuais, o valor do projeto seria de 26 milhões de dólares. Mas não foi seus valores exorbitantes que impediram a conclusão do disco voador: o plano foi cancelado em dezembro de 1961, após os testes revelarem que a estrutura era aerodinamicamente instável.

6. Projeto Iceworm

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com o objetivo de combater os possíveis mísseis lançados pela União Soviética, o exército americano lançou, em 1960, o Projeto Iceworm. A missão secreta visava construir uma série de locais móveis na camada de gelo da Groenlândia para lançamentos de mísseis nucleares.

Os Estados Unidos chegaram a divulgar uma ação falsa, chamada "Camp Centrury", que supostamente seria fins científicos, para justificar a construção das instalações. A base chegou a operar em segredo por 7 anos e foi totalmente cancelada depois de 6 anos, quando o excesso de gelo criou condições instáveis de viver. Os destroços do Projeto Iceworm, hoje em dia, se encontram enterrados no gelo do ártico.

5. Projeto MK-ULTRA

3

Esse foi um projeto, iniciado pela CIA durante Guerra Fria, a CIA, que pretendia investigar o potencial do controle da mente humana. Segundo relatos, os cientistas que se envolveram no projeto analisavam os efeitos da hipnose, agentes biológicos e o efeito de algumas drogas, como o LSD, nas pessoas.

Há quem acredite que o objetivo final desse projeto era desenvolver um tipo de sistema capaz de programar o cérebro dos seres humanos. Acontece, no entanto, que em 1973, o então diretor da CIA deu ordem para que todos os documentos do MK-ULTRA fossem destruídos.

4. Área 51

4

Localizada em Nevada, perto de Las Vegas, a Área 51 foi reconhecida pela CIA como um ambiente de testes para uma variedade de aviões de espionagem e de reconhecimento. Eles contam que o campo é estritamente militar, sem ligações com nada paranormal ou "de outro mundo". Mas não é isso que inúmeras pesquisas e evidências apontam com relação a esse território, como você confere nessa outra matéria.

3. Projeto Grudge

5

Mesmo que o Estados Unidos negue qualquer envolvimento com estudos relacionados a seres extraterrestres, a verdade é no final dos anos 40 o Projeto Grudge foi criado exatamente para estudar seres de outros planetas e suas possíveis naves. Mas há quem diga que esse projeto não realizou pesquisas verdadeiras e só tentou desmentir outras teorias relacionadas ao assunto.

2. Operação Paperclip

6

Em 1946, o Estados Unidos deu início a um dos projeto "desmedidos" de sua história. Isso porque o presidente americano da época criou a chamada Operação Paperclip, que pretendia receber no país cientistas nazistas, logo após a Segunda Guerra Mundial.

Os alemães realmente foram recrutados e migraram para a América. Eles foram convidados a desenvolver foguetes, que chegaram a ajudar o país em missões lunares.

1. Projeto Manhattan

7

Esse foi um dos programas americanos de investigações secretas que mais se tornou conhecido na história do país. Mas, infelizmente seu objetivo era menos nobre que as pessoas poderiam esperar. Isso porque ele foi criado para promover a produção das primeiras bombas atômicas do mundo.

Documentos históricos apontam que o projeto começou em 1939 e envolvia uma enorme gama de cientistas na elaboração dos artefatos. Assim, depois da primeira etapa de produção, testes foram iniciados - até mesmo dentro do próprio país - para o aprimoramento dos produtos e da abrangência de suas explosões. Foi nesse período, inclusive, que foram lançadas as bombas de em Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+