Sem categoria

Ouça as bonecas falantes de Thomas Edison e nunca mais durma de novo

0

Depois da famosa boneca demoníaca, que muitos afirmam que realmente existiu, cientistas descobriram outras bonecas que não tem ligação com o mundo do mal, embora pareçam, mas também ficaram conhecidas.

São as bonecas criadas pela empresa de fonógrafos de um dos maiores inventores da história: Thomas Edison. As bonecas falantes são de 1890 e à época permaneceram apenas seis semanas nas lojas, pois assustavam as pessoas pelas suas “canções demoníacas”.

bonecas

Depois que os cientistas conseguiram recuperar os áudios implantados nas bonecas, tudo fez sentido. As músicas foram consideradas verdadeiramente assustadoras.

Tecnologia inovadora

tecno

Apesar de terem sido consideradas assustadoras, as bonecas contavam com uma tecnologia inovadora, tanto para reprodução, quanto para gravação dos áudios.

A manivela nas costas do brinquedo operava um pequenino fonógrafo quando era girada, pequenas rimas infantis, gravadas em cilindros de cera, eram então reproduzidas pelas bonecas.

Historiadores do som dizem que os cilindros foram as primeiras gravações de entretenimento da história e que as pequenas garotas contratadas para recitar as rimas foram as primeiras artistas de gravação.

Descoberta e recuperação das bonecas

recuperação

Os cientistas chegaram até as bonecas quando uma dupla que coleciona fonógrafos de Edison buscaram ajuda para poder ouvir o conteúdo das gravações das bonecas.

Eles guardaram os brinquedos por anos, mas eles tinham medo de acionar o cilindro com medo de que a agulha de metal do fonógrafo danificasse a cera de centenas de anos.

Um laboratório do governo dos Estados Unidos resolveu o problema. Utilizando uma nova tecnologia desenvolvida por eles, conhecida como Irene,”Image, Erase Noise”, os sons das bonecas foi recuperado sem a necessidade de acionar os cilindros.

Isso foi possível porque os cilindros carregam o som numa ranhura em espiral cortada pela agulha do fonógrafo que vibra para cima e para baixo, criando uma superfície que se parece com pequenas colinas e vales.

Com ajuda da tecnologia Irene, um microscópio empoleirado sobre a estrutura capturou milhares de imagens de alta resolução das pequenas ranhuras.

Juntas, as imagens criam um mapa topográfico da superfície do cilindro, expondo os detalhes que são muito menores que a grossura de um fio de cabelo humano. Altura, volume e timbre são todos codificados nas colinas, vales e na velocidade em que a gravação foi feita.

Quer ouvir uma das canções das bonecas de Edison? Então assista a este vídeo de dar arrepios:

 

5 jogos extremamente irritantes que não vão te deixar sair do PC

Artigo anterior

26 propagandas antigas que NUNCA seriam publicadas nos dias de hoje

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido