Curiosidades

Padres recebem salário?

0

Segundo a Revista Mundo Estranho, sim. Os sacerdotes da Igreja Católica recebem a chamada côngrua, uma remuneração mensal que cobre as despesas pessoais deles, como lazer e compras. As necessidades básicas dos padres são bancadas pela paróquia como casa, comida e plano de saúde.

O salário dos padres varia de acordo com o dinheiro que cada uma das 254 dioceses que existem no Brasil arrecadam com o dízimo e os serviços (batismos, crismas e casamentos). Na Arquidiocese de São Paulo por exemplo, os sacerdotes ganham R$ 1350,00 já nos primeiros cinco anos e esse valor pode chegar a até R$ 3780,00 após 25 anos de serviço. Ainda segundo a publicação o direito dos padres à remuneração é determinado pelo Código de Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, criado em 1917.

Além de deixar explicíto esse tipo de organização e as punições reservadas a quem desrespeita as normas propostas, o Código afirma que padres têm direito a férias e a previdência social. Os padres paulistas, têm 30 dias de descanso anual e contribuem com o INSS desde o primeiro ano como seminarista, isso garante que eles possam se aposentar no fim da carreira.

Palavras que não tem tradução para o português

Artigo anterior

É possível, literalmente, morrer de sono?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido