Curiosidades

Para que servem as bolas laranjas nos fios de alta tensão?

0

Em nossa vida existem algumas perguntas que sempre são feitas, mas ninguém nunca sabe ao certo a resposta. Com certeza uma delas é: para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?

A maioria das pessoas já deve ter visto essas bolas. Até porque não é uma coisa rara de se ver. Geralmente, elas estão por toda a extensão dos fios de alta tensão, e o seu objetivo principal é bem simples. Elas servem como um sinal para avisar que os cabos estão ali.

Os avisos servem para os pilotos de aviões, helicópteros ou outros meios de transporte aéreo. Isso porque, se algum desses veículos chegar a ficar preso nesses fios, o acidente pode ser bem grave. Até porque, se isso acontecer, peças aerodinâmicas importantes podem se danificar. Por conta disso as bolas laranjas são bem importantes, ainda mais quando os fios estão perto de aeroportos ou heliportos.

Além de fazer essa sinalização, as bolas também têm uma outra função. Elas têm materiais que podem atrair descargas elétricas. Portanto, os raios são desviados dos fios, das antenas ou de qualquer outra estrutura alta que esteja perto dos fios de alta tensão.

Regulamentação

Marcio Cunha

Para as bolas laranjas estarem presentes em algum lugar é preciso aprovação da regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas precisam ter uma cor chamativa que se contraste com o verde da vegetação. Por conta disso, normalmente são vermelhas, laranjas e, algumas vezes, amarelas.

Por mais que seu nome oficial seja “esferas de sinalização diurna”, elas também precisam ter uma visualização facilitada à noite. Por isso que em alguns lugares existem sistemas com pequenos cilindros que trazem iluminação de neon.

Outro ponto de regulamentação dessas bolas é que elas precisam ser feitas com materiais que consigam se manter intactos mesmo em condições extremas do tempo. Para que elas consigam esse feito, tem orifícios para escoamento de água, peças anticorrosivas, tinta resistente a raios ultravioletas e revestimento em fibra de vidro.

Como resultado, normalmente, essas bolas laranjas têm aproximadamente 60 centímetros de diâmetro e cinco quilos. Todos esses aspectos técnicos para elas quem define é a ABNT.

Intervenção

Depois de instaladas, existem duas situações que exigem que técnicos façam intervenção nas bolas laranjas. A primeira é quando uma nova rede elétrica é instalada. Nesse caso, os cabos ainda não estão energizados, por isso os técnicos podem usá-los como suporte e deslizar as bolas pelos fios com as próprias mãos.

A segunda é quando a rede já existe e a manutenção tem que acontecer. Como nesse caso os cabos já estão energizados o risco é muito grande. Portanto, esse trabalho é feito com ajuda de helicópteros e vários equipamentos de proteção individual.

Sinalização

A língua

O uso dessas bolas laranjas nos fios de alta tensão não é uma coisa exclusiva do Brasil. Contudo, é claro que os órgãos regulamentadores mudam de país para país. Por exemplo, nos EUA, a instalação das bolas é regulamentada pela Federal Aviation Administration. Nesse caso, as bolas podem ser laranja, vermelho, amarelo e branco.

Fonte: Canal tech

Imagens: YouTube, Marcio Cunha, A língua

 

Colisão entre planetas destruídos e anã branca são vistos pela primeira vez

Artigo anterior

O que significa ”hétero top”?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido