Para se afastar definitivamente dos smartphones, Nokia muda logo icônico

O novo logo da Nokia já movimentou as redes sociais, desvinculando o ícone popular para assumir uma nova imagem, agora em busca de novas áreas da tecnologia para se consolidar.

No domingo, dia 26, a empresa divulgou seu novo logotipo após utilizar o mesmo modelo icônico por 60 anos.

A nova versão apresenta cores vibrantes e uma nova fonte, substituindo a cor azul do plano de fundo da versão popularmente conhecida.

Via Nokia

A revelação do novo logotipo foi feita durante a pré-MWC 2023, que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março.

Além disso, a marca também apresentou uma nova estratégia de negócios, de acordo com o CEO Pekka Lundmark. A mudança tem como objetivo deixar claro que a Nokia é uma empresa de inovação tecnológica B2B, com foco em nuvem e telecomunicações.

A fim de liderar a mudança, a Nokia divulgou seis pilares estratégicos em sua nova abordagem:

  1. Aumentar a participação de mercado com provedores de serviços;
  2. Expandir a participação de empresas com sua carteira de clientes;
  3. Continuar a gestão ativa do portfólio;
  4. Implementar novos modelos de negócios com foco em serviços;
  5. Desenvolver a ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva;
  6. Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar sua propriedade intelectual e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies.

Afastar-se dos celulares

Via Globo

Além disso, o movimento do novo logo da Nokia fez com que muitos usuários entendessem uma tentativa de se afastar dos smartphones, desvinculando a imagem da marca a esses problemas.

Foram os celulares que deixaram a Nokia famosa no início dos anos 2000, além de ter se consolidado entre o público consumidor como uma fabricante com equipamentos de qualidade.

Em entrevista à Reuters, o CEO Lundmark falou em detalhes sobre essa percepção. Segundo ele, existiu uma associação equivocada sobre a marca com smartphones. No entanto, atualmente eles se consideram uma empresa de tecnologia de negócios.

Por isso, o novo logo da Nokia busca trazer essa visão mais tecnológica e moderna para a sua imagem. Inclusive, o logo icônico continha traços visualmente mais simples, para combinar com a época. Com a chegada do minimalismo, a empresa também decidiu se modernizar.

“Esta é a Nokia”

O CEO Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa em uma carta aberta, destacando que a Nokia representa atualmente uma empresa que possui comprometimento com a energia renovável e é pioneira na transformação digital.

Lundmark enfatizou que a nova identidade visual mantém a herança do logotipo anterior, porém, foi atualizada para refletir a identidade contemporânea e digital da empresa. A nova marca já está presente nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.

Além disso, a mudança de estratégia que acompanha o novo logo da Nokia também irá atender demandas da era do metaverso, como afirma a empresa. O responsável focou no discurso de melhorar a qualidade das conexões tradicionais, e traz novas soluções para redes móveis e em nuvem.

Nokia sempre trabalhou com tecnologia?

Getty Images

A Nokia é uma empresa finlandesa de tecnologia que nasceu em 1865 e, ao longo de sua história, atuou em diversos setores, incluindo a fabricação de papel, cabos elétricos e pneus.

No entanto, a empresa se tornou mais conhecida como uma gigante do setor de telecomunicações e tecnologia móvel.

A Nokia se destacou como líder em telefonia móvel, tendo alguns dos modelos de celulares mais icônicos e populares do mundo, como o Nokia 3310 e o Nokia N95. A empresa também foi pioneira em tecnologias de rede sem fio, como o padrão 3G e a tecnologia de rede LTE.

Apesar do sucesso inicial no mercado de smartphones, ela enfrentou dificuldades em acompanhar a evolução do mercado, e acabou vendendo sua divisão de dispositivos móveis para a Microsoft em 2014.

Desde então, a empresa vem se concentrando em outras áreas, incluindo redes de telecomunicações e serviços de nuvem.

Atualmente, apresenta-se como uma empresa de tecnologia B2B que atua em áreas como redes de telecomunicações, serviços de nuvem, software de rede e tecnologias de internet das coisas.

A empresa possui presença global em mais de 100 países e emprega mais de 90.000 funcionários em todo o mundo. Por isso, o novo logo da Nokia pode ser uma tentativa de consolidar sua imagem definitivamente.

 

Fonte: TecMundo

Imagens: Globo, Nokia, Getty Images

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...