O novo logo da Nokia já movimentou as redes sociais, desvinculando o ícone popular para assumir uma nova imagem, agora em busca de novas áreas da tecnologia para se consolidar.
No domingo, dia 26, a empresa divulgou seu novo logotipo após utilizar o mesmo modelo icônico por 60 anos.
A nova versão apresenta cores vibrantes e uma nova fonte, substituindo a cor azul do plano de fundo da versão popularmente conhecida.
A revelação do novo logotipo foi feita durante a pré-MWC 2023, que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março.
Além disso, a marca também apresentou uma nova estratégia de negócios, de acordo com o CEO Pekka Lundmark. A mudança tem como objetivo deixar claro que a Nokia é uma empresa de inovação tecnológica B2B, com foco em nuvem e telecomunicações.
A fim de liderar a mudança, a Nokia divulgou seis pilares estratégicos em sua nova abordagem:
- Aumentar a participação de mercado com provedores de serviços;
- Expandir a participação de empresas com sua carteira de clientes;
- Continuar a gestão ativa do portfólio;
- Implementar novos modelos de negócios com foco em serviços;
- Desenvolver a ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva;
- Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar sua propriedade intelectual e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies.
Afastar-se dos celulares
Além disso, o movimento do novo logo da Nokia fez com que muitos usuários entendessem uma tentativa de se afastar dos smartphones, desvinculando a imagem da marca a esses problemas.
Foram os celulares que deixaram a Nokia famosa no início dos anos 2000, além de ter se consolidado entre o público consumidor como uma fabricante com equipamentos de qualidade.
Em entrevista à Reuters, o CEO Lundmark falou em detalhes sobre essa percepção. Segundo ele, existiu uma associação equivocada sobre a marca com smartphones. No entanto, atualmente eles se consideram uma empresa de tecnologia de negócios.
Por isso, o novo logo da Nokia busca trazer essa visão mais tecnológica e moderna para a sua imagem. Inclusive, o logo icônico continha traços visualmente mais simples, para combinar com a época. Com a chegada do minimalismo, a empresa também decidiu se modernizar.
“Esta é a Nokia”
O CEO Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa em uma carta aberta, destacando que a Nokia representa atualmente uma empresa que possui comprometimento com a energia renovável e é pioneira na transformação digital.
Lundmark enfatizou que a nova identidade visual mantém a herança do logotipo anterior, porém, foi atualizada para refletir a identidade contemporânea e digital da empresa. A nova marca já está presente nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.
This is Nokia, but not as the world has seen us before. Our new brand signals who Nokia is today. We’re unleashing the exponential potential of networks and their power to help reshape the way we all live and work. https://t.co/lbKLfaL2OI #NewNokia pic.twitter.com/VAgVo8p6nG
— Nokia #MWC23 (@nokia) February 26, 2023
Além disso, a mudança de estratégia que acompanha o novo logo da Nokia também irá atender demandas da era do metaverso, como afirma a empresa. O responsável focou no discurso de melhorar a qualidade das conexões tradicionais, e traz novas soluções para redes móveis e em nuvem.
Nokia sempre trabalhou com tecnologia?
A Nokia é uma empresa finlandesa de tecnologia que nasceu em 1865 e, ao longo de sua história, atuou em diversos setores, incluindo a fabricação de papel, cabos elétricos e pneus.
No entanto, a empresa se tornou mais conhecida como uma gigante do setor de telecomunicações e tecnologia móvel.
A Nokia se destacou como líder em telefonia móvel, tendo alguns dos modelos de celulares mais icônicos e populares do mundo, como o Nokia 3310 e o Nokia N95. A empresa também foi pioneira em tecnologias de rede sem fio, como o padrão 3G e a tecnologia de rede LTE.
Apesar do sucesso inicial no mercado de smartphones, ela enfrentou dificuldades em acompanhar a evolução do mercado, e acabou vendendo sua divisão de dispositivos móveis para a Microsoft em 2014.
Desde então, a empresa vem se concentrando em outras áreas, incluindo redes de telecomunicações e serviços de nuvem.
Atualmente, apresenta-se como uma empresa de tecnologia B2B que atua em áreas como redes de telecomunicações, serviços de nuvem, software de rede e tecnologias de internet das coisas.
A empresa possui presença global em mais de 100 países e emprega mais de 90.000 funcionários em todo o mundo. Por isso, o novo logo da Nokia pode ser uma tentativa de consolidar sua imagem definitivamente.
Fonte: TecMundo
Imagens: Globo, Nokia, Getty Images
Comentários