Os peixes são animais que atraem a atenção de muita gente e como seu habitat são os rios e oceanos, que é um dos ecossistemas menos explorados pelo ser humano, novas descobertas surpreendentes podem ser feitas com frequência. Como no caso do peixe do juízo final que foi visto no Brasil e assustou as pessoas.
Esse encontro aconteceu no Espírito Santo e fez com que as pessoas ficassem assustadas porque, como o próprio nome do animal dá a entender, ele é relacionado com presságios e desastres naturais. No registro feito, é possível ver o peixe encalhado em uma ilha e um pescador que o ajuda.
De acordo com o Ocean Conservatory, esse peixe vive nos oceanos profundos e, normalmente, aparece em algumas situações, por exemplo, estar doente, desorientado ou morrendo. No local onde ele foi avistado, no Espírito Santo, somente 20 animais dessa espécie foram vistos desde 1901, conforme o Instituto Scripps.
@portalotempo Peixe do Juízo Final — Um vídeo de um peixe comprido e achatado tem chamado a atenção dos internautas. Algumas pessoas têm replicado a informação de que o registro foi feito no Espírito Santo. No entanto, as características do local onde o peixe foi flagrado não condizem com as do estado capixaba. O G1 entrevistou o biólogo Guilherme Dias dos Passos, que desfez a confusão. Segundo ele, a gravação deve ter sido feita na região do litoral próximo aos Estados Unidos, onde há registros do aparecimento da espécie. Ele acrescentou que a vegetação e a formação rochosa ou paredão de pedra mostrados no vídeo não existem no Espírito Santo. A confusão pode ter ocorrido porque existe uma ilha desabitada no Golfo da Califórnia com o nome Espíritu Santo. O vídeo circula há duas semanas nas redes sociais e teria sido feito perto dos Estados Unidos, na região da Baja California (Baixa Califórnia), no México. O perfil que fez a postagem pertence a uma mulher que tem cerca de dois mil seguidores. Ela, inclusive, marcou a localização “Isla Espíritu Santo”. Guilherme diz, no entanto, que o peixe já apareceu em terras brasileiras. A última vez foi em Saquarema, no Rio de Janeiro. O nome do peixe é remo, devido à sua semelhança com um remo. Já o apelido carinhoso de “Peixe do Juízo Final” foi dado a ele porque, segundo algumas lendas, ele aparece antes de eventos naturais como terremotos. No entanto, não existe comprovação científica de que ele seja um prenúncio de tragédias. 🔗 A matéria completa você confere acessando o link na bio. 📸 Reprodução/Redes Sociais #OTempo #peixe #mar #mundo #brasil #sea #fyp #viraliza
O animal é chamado de peixe do juízo final por causa da lenda que diz que ele consegue “prever” desastres naturais por viver no fundo do mar e ir em direção à superfície ao ficar assustado com tremores que acontecem nas profundezas.
Essa teoria ficou ainda mais forte devido a um acontecimento de 10 anos atrás. De acordo com relatos, 20 peixes dessa espécie teriam aparecido na costa do Japão antes do terremoto de 2011.
Por mais que algumas pessoas acreditem nessa lenda, o peixe do juízo final não consegue prever desastres e não existe nenhuma comprovação científica entre ele e os futuros desastres.
Fonte: NDmais
Imagens: TikTok