Curiosidades

Peixe vivo é servido no Japão e choca internet

0

Na última semana, um vídeo vem causando comentários na internet. Nele, um cliente fazia uma refeição em um restaurante com comida típica em Yanagawa, que fica na região de Fukukoa, no Japão. No entanto, o que chamou a atenção foi o episódio bizarro que o cliente captura ao receber seu prato. Quando ele encosta seu hashi no peixe, ele fica surpreso ao notar que o animal estava “fresco demais” ao ponto de reagir.

Assim, o vídeo que viralizou na última semana exibe o exato momento em que o homem toca o peixe com seu hashi, posteriormente identificado como peixe warasubo, comum nas águas costeiras da Ásia. Em seguida, o animal, que claramente não está morto, morde o hashi com seus dentes afiados, assustando o cliente.

O vídeo foi publicado pelo próprio cliente no dia 16 de fevereiro em suas redes sociais, mas só viralizou recentemente. Com a cena estranha, internautas comentaram sobre como o peixe em si é bizarro, além do fato dele ainda estar vivo no momento da refeição.

Considerando que a culinária pretendida é tipicamente fria, não se sabe se o cliente pediu que o peixe estivesse vivo ou se o acontecimento foi apenas um incidente.

Culinária japonesa

Por mais que o costume do peixe vivo não seja algo presente na cultura brasileira, é possível ver um grande apreço pela culinária japonesa por aqui. Assim, ao abrir um aplicativo de delivery de comida, é possível encontrar uma variedade de restaurantes japoneses.

Contudo, apesar da culinária japonesa ser diversa, o brasileiro se apaixonou pelo sushi, principalmente alguns em específico, sendo eles os mais vistos. Agora, a comida japonesa faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, mas será que eles sabem o que significa cada nome?

Para compreender mais sobre essa culinária, o chef Glauber Viana, do restaurante Mizuki, explicou à revista Glamour cada um dos pratos mais comuns.

Sushi

Como muitos já sabem, o mais famoso entre os pratos é o sushi. “É um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado”, explica o chef.

Temaki

O temaki é o rolo que vem conquistando espaço no prato brasileiro, tendo até uma data específica para seu surgimento. Dessa forma, o temaki foi inventado em 1971,quando surgiu a primeira filial de um fast food em Tóquio. Logo, o temaki é uma resposta japonesa ao hambúrger.

“O criador da comida, Takamasa Nakanori, aos 74 anos, diz que decidiu criar o temaki porque o sushi tradicional havia se tornado caro e refinado”, conta Glauber. Para fazer um temaki, é necessário o arroz avinagrado, envolto em alga, geralmente servido em forma de cone com peixe cru em cima.

Hot roll

Blog da Sakura

O hot roll não é um integrante do prato japonês tradicional, explica o chef. “É um alimento abrasileirado da culinária japonesa, do tipo maki, feito com peixe, sendo normalmente salmão ou atum. Eles são enrolados em uma alga marinha e desidratados com arroz”.

Sashimi

Ruralea

Já o sashimi é tradicional no Japão, sendo peixes e outros frutos do mar frescos e crus, fatiados em pequenos pedaços e servidos com algum molho. Além disso, vão guarnições como shiso e raiz de daikon fatiada, que é uma espécie de rabanete japonês.

Shissô

Matos de comer

Também chamado de shisô, é uma erva originária da Ásia, que pertence ao gênero Perilla, da família da menta, Lamiaceae. “Muitos nomes, mas o shissô é uma planta perene que pode ser cultivada anualmente em climas temperados, quando a temperatura varia muito. A planta pode ser encontrada tanto em folhas vermelhas quanto em folhas verdes”.

Niguiri

Cybercook

Também temos o niguiri, ou omusubi. “É um bolinho de arroz japonês e, geralmente, feito em forma de triângulo ou de forma ovalada, coberto por uma folha de nori em volta, que é apenas uma alga”, explica Glauber.

Fonte: Aventuras na História

O que acontece quando se deixa o bebê chorar até dormir?

Artigo anterior

Vó Pifa: mulher mais velha do DF comemora 105 anos com tatuagem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido