Curiosidades

Vó Pifa: mulher mais velha do DF comemora 105 anos com tatuagem

0

Epifânia Maria de Jesus decidiu comemorar seu aniversário de 105 anos com mais uma tatuagem para sua coleção particular. Também conhecida como Vó Pifa, a tatuagem foi feita neste sábado (9), em Brasília. De acordo com a família, ela é a mulher mais velha do mundo a realizar uma tatuagem.

Com isso, ela deseja entrar para a lista dos recordistas do Guinness Book. Com a mais nova aquisição, Vó Pifa possui quatro tatuagens pelo corpo, sendo que o último possui um significado ainda mais especial.

“Estou aqui no maior prazer da minha vida, com especialistas, fazendo mais um trabalho. Eu quero mesmo é meu corpo todo colorido. Faz de conta que eu sou um pé de flor”, disse ela em vídeo publicado pelo neto, o músico Engels, do Espírito Santo.

Na ocasião, Vó Pifa tatuou no braço uma chave dourada com a frase “só o amor constrói”. “É uma frase que ela gosta de falar para todos da família, mas a chave ainda é um enigma, ela não quer contar para ninguém o significado”, afirma o neto da vó Pifa, que a acompanhou durante a sessão.

Tatuagens para marcar a história

Assim sendo, a primeira tatuagem da centenária foi um arranjo de flores. Depois, em 2015, ela desejou o desenho de um beija-flor tomando o néctar. Aos 101 anos, ela tatuou uma rosa vermelha na coxa direita.

Todas as tatuagens foram feitas pelo tatuador Flávio de Araújo. Dessa forma, de acordo com Engels, a idosa já deixou claro sua preferência por tatuagens coloridas. A Vó Pifa nasceu em Correntina, na Bahia, em 1917, tendo atuado como cantora, poetisa e piadista.

Durante sua vida, ela teve 18 filhos, e, somando netos, bisnetos e tataranetos, já criou uma linhagem de mais de 100 pessoas. “A ideia da tatuagem veio pela primeira vez no aniversário de 90 anos. Eu achei que era uma brincadeira, mas ela levou a sério. Não só fez aquela, como realizou outras com 98 e 101 anos”, conta o neto.

De acordo com Engels, a família tentou convencer a idosa a desistir do procedimento, mas isso se mostrou impossível. “Por causa da saúde, tentamos convence-la, mas foi impossível. Me xingou todo e disse que já teve 18 filhos e isso não seria problema”, brinca.

A família conta que pretende anexar fotos, vídeos e reportagens ao processo de inscrição para o Guinness Book. Além disso, o neto convida toda a população a reforçar o pedido por meio de mensagens nas redes sociais do livro de recordes.

Idosa realiza primeira tatuagem aos 91 anos

Reprodução

Outra idosa que decidiu marcar sua pele foi Líbia Guerreiro do Valle, embora ela nunca tenha imaginado que faria tal coisa. Aos 91 anos, após fazer uma promessa para o neto caçula, ela se viu obrigada a cumprir.

Assim, na terça-feira, dia 15 de março de 2022, ao lado de suas duas filhas, ela foi até o estúdio de um tatuador já conhecido da família para honrar sua promessa. O desenho que Líbia escolheu foi de Nossa Senhora de Aparecida, santa da qual ela é devota.

O motivo para o desenho foi a aprovação do neto de 19 anos em Medicina. Logo, Pedro Henrique Guerreiro de Queiroz foi aprovado em uma faculdade de Ribeirão Preto, em São Paulo, depois de passar um ano em curso preparatório ao formar no Ensino Médio.

“Falei para ele estudar bastante, fazer a parte dele e prometi que, se ele passasse, faria uma tatuagem. Nem com 20, nem com 90, imaginei que faria uma tatuagem. Isso foi porque eu prometi, e promessa a gente tem que cumprir”, conta ela ao Metrópoles.

“Fiz no braço e ficou muito bonitinha. Ficou muito bom o resultado, graças a Deus”, comemora. Ao todo, ela teve de passar por duas horas de sessão para concluir a tatuagem.

“Não senti dor nenhuma. Minhas filhas foram comigo, ficaram conversando o tempo todo, sorrindo… Vejo pessoas em reportagens dizendo que sofreram muito de dor, mas cada um sente de um jeito, uns sofrem mais, outros menos. Eu não senti nada”, relata.

Fonte: Metrópoles

Peixe vivo é servido no Japão e choca internet

Artigo anterior

Os experimentos científicos mais bizarros da história

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido