Entretenimento

Pessoas criativas fazem uma coisa que a maioria evita

0

Muitos podem se perguntar qual o segredo da criatividade, e um estudo trouxe uma resposta surpreendente.

Isso porque muitas pessoas evitam isso, mas mentes criativas parecem gostar dessa situação que costumamos ignorar.

Estamos falando da solidão. Ficar sem pessoas por perto, ter a mente vazia e silenciosa é um traço para a criatividade.

Períodos prolongados de solidão podem deixar muitos de nós subindo pelas paredes em busca de algo para ocupar nossas mentes. Aqueles que têm uma mente criativa, no entanto, apreciam a liberdade de escapar para seu próprio universo mental.

Psicólogos dos Estados Unidos das universidades do Arizona, Arkansas e Minnesota pesquisaram mais de 2.000 voluntários para entender melhor como a criatividade se manifesta quando não temos nada melhor para fazer.

Indivíduos com maior facilidade em ter pensamentos criativos tinham menos probabilidade de sentir tédio quando deixados sozinhos.

Descoberta

Via Freepik

 

Embora não seja uma descoberta surpreendente, isso enfatiza as diferenças entre nossas mentes em um estado desocupado, impactando futuras pesquisas que dependem da comparação entre atividades cerebrais em repouso.

Isso também pode fornecer informações sobre quais as melhores maneiras de incentivar as pessoas a apreciar seu tempo livre sem se sentir obrigadas a preenchê-lo com tarefas domésticas, trabalho e trabalhos diversos.

Segundo a autora da pesquisa Jessica Andrews-Hanna, uma neurocientista cognitiva da Universidade do Arizona, existem milhares de formas diferentes das pessoas pensarem. No entanto, entender esse segredo da criatividade ajudará a elaborar intervenções promissoras para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade.

Uma pandemia global nos ensinou que longos períodos de isolamento são uma condição que poucos conseguem aproveitar. Além disso, existem várias maneiras de as pessoas lidarem com as pressões que vêm com a solidão, nem todas saudáveis.

Para alguns, o distanciamento social foi uma oportunidade valiosa de fazer viagens mais frequentes dentro de suas próprias mentes, preenchendo essas longas horas com histórias imaginadas, especulações selvagens e pensamentos livremente conectados.

Assim, a pesquisadora defende que ter um tempo sozinho com os pensamentos, sem distrações, é raridade no mundo conectado e movimentado de hoje. Por isso, deve receber incentivos.

Manifestação do segredo da criatividade

Para ter uma ideia melhor de como isso se manifesta em tempo real, os pesquisadores convidaram 90 voluntários para ficarem sozinhos em uma sala sem distrações digitais por 10 minutos inteiros e simplesmente dizerem o que lhes vinha à mente sem restrições.

Um teste de pensamento divergente forneceu aos pesquisadores dados sobre a tendência de cada participante de explorar soluções não convencionais para perguntas comuns e neutras, como “Como você ganharia dinheiro com 100 elásticos de borracha?”.

Analisar a sequência de ideias conforme as pessoas diziam em voz alta deu aos pesquisadores algumas percepções sobre os processos que permitiam a algumas pessoas pensar de forma criativa.

Embora muitos participantes tivessem a tendência de mudar de pensamento mais rápido, o segredo da criatividade se manifestou em pessoas que mostraram sinais de pensar de forma mais associativa, informa Quentin Raffaeli, estudante de pós-graduação em psicologia na Universidade do Arizona.

Eles também falaram mais, refletindo o fluxo livre de ideias, e se consideraram menos entediados durante aquele tempo sozinhos.

Estudo

Via Freepik

Em um segundo estudo, a equipe avaliou as respostas de 2.612 participantes a uma pesquisa online sobre criatividade. 

As avaliações autorrelatadas corroboraram com as descobertas do primeiro estudo, sugerindo que pessoas criativas ficaram menos entediadas durante os lockdowns da COVID-19.

Levando em consideração a subjetividade de se autoidentificar como criativo, e os desafios que acompanham pensamentos confusos, ficou claro que nem todas as pessoas funcionam da mesma forma. Ocupar sua mente com ideias sobre elásticos de borracha trouxe resultados diferentes em cada grupo.

Por mais que muitos de nós estejamos prontos para preencher o silêncio e o tédio, perder o foco e se desligar não é tão improdutivo quanto imaginamos.

Aprender a abraçar nossa criatividade interior e aproveitar esses momentos pode ser benéfico.

Isso porque precisamos nos desligar quando nos sentimos sobrecarregados e viciados nas telas. Caso contrário, nossa mente começará a definhar, e não conseguiremos aproveitar momentos de relaxamento com nossos pensamentos, sejam eles confusos ou não.

 

Fonte: ScienceAlert

Imagens: Freepik, Freepik

Erupções de vulcões podem ser mais fáceis de prever com A ajuda de lasers

Artigo anterior

Satélites da SpaceX e Starlink estão vazando radiação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido