• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Pode haver uma boa razão para que os aliens nunca tenham entrado em contato

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      25/04/18 às 15h26

Não tem como. Sempre estaremos falando sobre a possibilidade de existir vida extraterrestre, até porque, vira e mexe a ciência faz o mesmo questionamento. Não seria muito egocêntrico acreditar que vivemos sozinhos em um universo de proporções gigantescas? Claro, cada um tem todo o direito de acreditar no que bem entende, mas uma nova teoria pode explicar os motivos para que os aliens nunca tenham entrado em contato conosco.

Existem muitas teorias para isso, desde a mais popular que afirma que não fizeram contato simplesmente porque não existem... Até a crença de que raios gama os destroem antes que eles consigam chegar até nós. Mas agora, a ideia para que os aliens não explorem o espaço, nem mesmo seus sistemas solares é bem simples: eles podem estar presos em seus planetas, incapazes de fugir de sua atmosfera.

Aliens podem estar presos em seu planeta natal

Vamos aos fatos. Para que nós aqui da Terra consigamos sair de nosso planeta, é necessário que nossas naves consigam se mover a cerca de 11 quilômetros por segundo. Essa é considerada nossa velocidade de escape. Dessa forma, uma enorme quantidade de combustível está envolvida para que o lançamento seja bem sucedido. Para comprovar isso, basta olhar para qualquer lançamento. O tamanho da nuvem de fumaça que se forma, pode nos dar uma ideia de quanto combustível tem envolvido no processo.

Assim, a nova teoria proposta indica que os aliens que enfrentam gravidade mais forte que a nossa, não conseguem deixar seus planetas. Isso porque teriam que gerar enorme quantidade de força de empuxo para conseguirem viajar pelo espaço. Segundo Michael Hippke, pesquisador afiliado ao Observatório de Sonneberg e líder do estudo, os lançamentos ficam cada vez mais caros no que tange o combustível, à medida que a gravidade é mais forte. Ele também sugere que, para deixarem seus planetas, os alienígenas precisariam de massa equivalente a maior pirâmide do Egito, apenas de combustível.

"Mundos rochosos e mais maciços exigiriam outros meios para deixar o planeta, como a propulsão nuclear", explica Hippke. Isso poderia sugerir que eles não possuem o mesmo poder tecnológico que nós. "Em planeta mais massivos, o voo espacial seria exponencialmente mais caro. Tais civilizações não teriam televisão por satélite, uma missão lunar ou um Telescópio Hubble". Sem a capacidade de se comunicarem por satélite, não é possível que os aliens consigam contato com outros mundos.

É claro que podem existir extraterrestres de planetas menores também. Esses poderiam conseguir algo mais eficiente. No entanto, estima-se que seria impossível que alienígenas de planetas maiores consigam sair de lá.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+