Como saber se uma pessoa está mentindo pra você?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      13/03/17 às 18h46

Com certeza, você já mentiu para alguém. E, da mesma forma, com certeza alguém já mentiu pra você. Pode ser uma mentira simples ou algo mais pesado. "Não fui eu", "não é verdade", "não sei". Como saber se a pessoa está te falando realmente a verdade sobre certas coisas?

Felizmente, os ex-agentes da CIA Philip Houston, Michael Floyd e Susan Carnicero revelaram suas habilidades profissionais de detecção de mentiras em um fascinante livro, chamado "Spy the Lie".

Foram retirados seis trechos do livro, que ensinam como identificar os sinais que as pessoas demonstram, inconscientemente quando estão mentindo. Confira, e veja se as pessoas estão sendo sinceras contigo.

1 - Pausa ou Atraso

Você faz uma pergunta a uma pessoa e, inicialmente, ela não fala nada. Depois de um curto período de tempo, ela começa a responder. Esse pequeno atraso é um sinal de que a pessoa está mentindo pra você.

Mas, quanto tempo esse atraso deve durar para ser significativo, e realmente indicar uma mentira? Bem, isso depende.

Faça um teste antes. Pergunte algo relacionado a uma data. Por exemplo "o que você estava fazendo há exatamente 7 anos, nesse mesmo dia e horário?". A pessoa com certeza vai demorar pra responder, porque não é uma pergunta que possa ter naturalmente uma resposta imediata. A pessoa tem que pensar muito na resposta, e provavelmente nem vai ser capaz de dar uma resposta significativa. Agora, pergunte a ela: "há exatamente 7 anos, você roubou um posto de gasolina?". Muito provavelmente, não haverá pausa, e a pessoa vai responderá imediatamente: "Não!" Ou "Claro que não!". Se ela demorar, provavelmente, deve ter roubado...

2 - Desconexão verbal/não-verbal

Nossos cérebros são conectados de uma maneira que faz com que nossos comportamentos verbais e não-verbais correspondam naturalmente a ele. Então, quando há uma desconexão, consideramos isso um potencial indicador de mentiras.

Uma desconexão verbal/não-verbal comum de se perceber ocorre quando uma pessoa acena afirmativamente ao dizer "Não", ou vira a cabeça de um lado para o outro ao dizer "Sim".

Como um exercício, tente dizer "não" balançando a cabeça afirmativamente e "sim" balançando a cabeça para os lados. Você vai perceber que tem certa dificuldade nesses movimentos. No entanto, uma pessoa que está mentindo vai fazer isso sem perceber.

Porém, aaá algumas advertências para quando você for usar este indicador específico. Tente se lembrar de que, por exemplo, a cabeça de uma pessoa pode fazer um movimento quando diz "não!", sem ser uma desconexão mental. Seria apenas uma ênfase simples.

3 - Esconder a boca ou os olhos

Uma pessoa que está mentindo, muitas vezes, tenta esconder a boca ou os olhos quando ela está contando a mentira. Existe uma tendência natural de querer cobrir uma mentira, então se a mão de uma pessoa for para a frente da boca enquanto ela estiver respondendo a uma pergunta, isso é indicativo de mentira.

Da mesma forma, o ser humano tende a se proteger da reação das pessoas para as quais ela está mentindo. Se a pessoa proteger os olhos enquanto estiver respondendo a pergunta, ela está mentindo. Em um nível subconsciente, ela está indicando que não suporta ver a reação da pessoa para qual ela está contando a mentira.

Esta "barreira" pode ser feita tanto com as mãos, como também a pessoa pode até fechar os olhos. Não confunda com piscar. Se uma pessoa fecha os olhos ao responder uma pergunta que não requer muita reflexão ou pensamento para responder, considera-se que é um meio de esconder os olhos, e um provável indicador de mentiras.

Desviar o olhar, e não te olhar nos olhos enquanto responde, é um dos maiores indicativos.

4 - Limpar a garganta ou engolir saliva

Se uma pessoa limpar a garganta ou fazer um grande movimento ao engolir a saliva, antes de responder às pergunta, isso é um problema potencial. Porém, se ela faz isso depois que responder, está tranquilo.

Fazer esses movimentos antes de responder indicam que algumas coisas podem estar acontecendo. Fisiologicamente, a questão pode ter criado um pico de ansiedade, o que pode causar desconforto ou secura na boca e garganta.

5 - Mexer no rosto e nas mãos

Fiquei atento(a) a qualquer coisa que a pessoa faça com o rosto ou na região da cabeça quando estiver respondendo à sua pergunta. Os mentirosos geralmente mordem ou lambem os lábios. A razão para isso é semelhante a do item anterior. Quando você faz uma pergunta tensa, que cria um pico de ansiedade, é porque a resposta verdadeira iria incriminar a pessoa.
Isso, por sua vez, ativa o sistema nervoso autônomo, que trabalha para dissipar essa ansiedade. Ele drenando o sangue das superfícies do rosto, das orelhas e das extremidades. Isso pode criar uma sensação de frio ou coceira. Sem nem mesmo perceber, a pessoa leva as mãos para essas áreas, realizando movimentos de torcer ou esfregar das mãos.

6 - Se ajeitar

Outra maneira que algumas de dissipar a ansiedade é através da atividade física, especificamente ai ajeitar e arrumar a si mesmo, ou o ambiente ao seu redor.

Ao responder a uma pergunta, um homem mentiroso pode ajustar sua gravata ou as mangas da sua camisa, ou talvez seus óculos. Uma mulher mentirosa pode mover algumas mechas de cabelo atrás de sua orelha, ou endireitar sua saia.

Fique atento também com o suor. Uma pessoa pode estar suando normalmente, sem estar mentindo, mas se ela limpa o suor da testa ao responder a pergunta, é um detalhe significativo.

Arrumar o ambiente ao seu redor também é outra forma de detectar mentirosos. Você faz uma pergunta, e de repente a pessoa desvira o celular, arrasta um copo d'água, ou mexe em um lápis, arruma um vaso de plantas, etc. Fique atento!

E então, leitor(a), o que achou desses truques para descobrir mentirosos? Já usou algum desses? Vai começar a usar? Qual é sua técnica para descobrir uma mentira? Deixa pra gente nos comments (:

Via   Parade  
Imagens Giphy
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+