Por onde será que anda o vírus Ebola?

POR A redação    EM Lugares & Construções      13/10/15 às 17h24

A humanidade inteira ficou estupefata e amedrontada após os novos registros envolvendo o ancestral Ebola. E na nova "leva" de incidência, foram mais de 11.000 mortes na região ocidental da África, principalmente em países como Serra Leoa, Guiné e Libéria, de acordo com estudos e levantamentos da BBC News

E pelo que tudo indica, a epidemia nesses três países citados vem sendo controlada e atingido metas cruciais como essas nações, viverem uma semana inteira sem o registro de nenhum novo caso. E essa é a primeira vez que isso ocorre desde a explosão e surto da doença, em meados de março de 2014.

Pelo visto a doença enfim foi controlada, mas não há muito o que se comemorar disso tudo, pois por mais que a propagação da doença aparentemente esteja sendo bem monitorada, trata-se da maior epidemia envolvendo a Ebola, em todos os tempos, pois de 2014 para cá, o vírus atingiu fatalmente mais de cinco vezes mais pessoas do que todos os outros surtos somados.

Ebola

Em comunicados oficiais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou claramente que a cautela com higiene pessoal, inclusive no "despacho" de pessoas mortas, tem que ser redobrado, ainda mais tendo em vista que esses países africanos possuem historicamente, deficiências no tratamento e nas condições de saúde humana e infra-estruturas sociais.

Cynthia Goldsmith This colorized transmission electron micrograph (TEM) revealed some of the ultrastructural morphology displayed by an Ebola virus virion. See PHIL 1181 for a black and white version of this image. What is Ebola hemorrhagic fever (Ebola HF)?Ebola hemorrhagic fever (Ebola HF) is a severe, often-fatal disease in humans and nonhuman primates (monkeys, gorillas, and chimpanzees) that has appeared sporadically since its initial recognition in 1976.The disease is caused by infection with Ebola virus, named after a river in the Democratic Republic of the Congo (formerly Zaire) in Africa, where it was first recognized. The virus is one of two members of a family of RNA viruses called the Filoviridae. There are four identified subtypes of Ebola virus. Three of the four have caused disease in humans: Ebola-Zaire, Ebola-Sudan, and Ebola-Ivory Coast. The fourth, Ebola-Reston, has caused disease in nonhuman primates, but not in humans.

Na África Central em 1976, foram registrados os primeiros casos oficiais da doença, e mesmo com discrepâncias nos estudos da origem do vírus, associam-na à transmissão de morcegos para o ser humano em tempos primórdios. Infelizmente a doença ainda não tem cura, o que requer ainda mais cuidados, no que se diz respeito, à adequação das vítimas ao tratamento, visando que haja a sobrevivência e não exista possibilidades de contágio.

Ebola-Virus-budding-from-green-monkey-cell-cc-by-NIAIDNIH

Mesmo que a ebola esteja aparentemente em controle, você acha que existe a possibilidade de isso algum dia assolar os solos nacionais?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+