Por que a água fica com um gosto estranho do dia para a noite?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      19/08/15 às 17h20

Já levantou de manhã pra beber água e percebeu um gosto estranho? Você fica se perguntando se alguém trocou a garrafa, se algum bicho passou, ou até mesmo se a água venceu. Mas o gosto ruim da água tem várias explicações...

O primeiro fator é a temperatura. A água dos filtros acoplados no encanamento tende a vir numa temperatura mais ambiente. Já a água mineral, que possivelmente estava na sua geladeira, vai vir bem mais gelada. A temperatura gera diferença no gosto de líquidos e alimentos em geral. Se você bebe, basta lembrar do gosto da cerveja gelada e da cerveja quente. Isso ocorre porque coisas geladas amortecem as papilas gustativas, deixando o gosto menos acentuado. Coisas mais quentes tendem a ter um gosto mais "concentrado", mais perceptível.

Além da temperatura, a origem do líquido também conta. Água da torneira ou do filtro contém cloro, que é adicionado na água para matar germes perigosos. Como o cloro é muito volátil, ele e se dissipa rapidamente no ar. Com isso, a água que fica exposta por muito tempo acaba perdendo cloro. E, por bebermos água com cloro desde que nascemos, acostumamos nosso paladar a associar o leve sabor de cloro com um frescor.

Outro fator é a dissolução de gases. Ao ficar muito tempo exposta e em repouso, o dióxido de carbono acaba se dissolvendo dentro da água, formando ácido carbônico, o que baixa o pH do líquido, tornando-a levemente ácida.

A coisa piora se a água estiver parada por tempo demais (como alguns dias). Os micróbios começam a se proliferar, o que produz um gosto mais "terroso".

Deve-se trocar a água de recipientes da geladeira pelo menos uma vez por semana.

Front image_drinking-water

Validade da Água

A água mineral, nos aquíferos e fontes, não tem validade em si. Mas ao serem engarrafadas, elas entram em contato com bactérias do ar e/ou microrganismos nocivos. Confira abaixo o prazo de validade da água, dependendo do recipiente:

Sem gás - Vidro: 24 meses

Sem gás - PET: 12 meses

Sem gás - Polipropileto: 6 meses

Com gás - Vidro: 12 meses

Com gás - PET: 6 meses

water-bottles

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+