• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que a Netflix cancela tantas séries depois de três temporadas?

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      31/05/19 às 17h15

Quando a Netflix estava em ascensão, qualquer série original em seu catálogo era sinônimo de qualidade. O tempo passou, as assinaturas dispararam e a empresa aumentou o número de produções originais. Até demorou, mas os cancelamentos encontraram seus títulos. Hoje, a grade de programação do serviço de streaming é uma festa. Entra série, sai série e as cobranças não param. Algo que nunca mudou, porém, foi o mistério em volta dos cortes. Qual o critério usado por ela para descontinuar um programa? E por que a Netflix cancela tantas séries após três temporadas? Ou mesmo duas?

Em qualquer rede de televisão a resposta seria simples: o nível de audiência. Se há poucas pessoas acompanhando terminado programa, não há por que mantê-lo no ar. Entretanto, a Netflix nunca revelou ao certo qual o método de avaliação usado para julgar se uma série deve ou não continuar. O mais curioso é notar como os shows são podados com duas ou, no máximo, três temporadas. Friends From College, American Vandal, Love, Bloodline, Hemlock Grove, Travelers, Santa Clarita Diet e The Good Cop são alguns exemplos.

A régua também foi passada nas séries em parceria com a Marvel. Assim, Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e O Justiceiro foram canceladas. Embora o caso delas possa ser por causa da Disney+. O cancelamento mais recente que movimentou as redes sociais aconteceu com comédia One Day At A Time. Após três temporadas, o show foi descontinuado. O elenco se movimentou, atores de outras séries, como Brooklin Nine-Nine, protestaram e, claro, os fãs falaram. Mas nada foi feito.

Então, como a Netflix decide qual programa cancelar?

Algoritmo dos infernos

A escala de audiência medida pela Netflix se difere dos canais de televisão. O streaming tem algoritmos que, digamos, convertem a audiência em horas. Ele mede o tempo que os assinantes investiram nos programas. Quanto mais contas assistirem uma série específica, mais chance ela tem de ser renovada. Os primeiros 28 dias da estreia são essenciais para definir o destino do programa. Em especial, o primeiro final de semana.

Embora mais temporadas e episódios, teoricamente, representem mais horas assistidas, os algoritmos revelam que não é bem assim. Programas com maior tempo em exibição tendem a ter a audiência reduzida.

Por outro lado, o algoritmo aponta que o fluxo requerente de lançamentos mantém os assinantes conectados. Como aconteceu nos casos mais recentes da estreia de Sex Education e The Umbrella Academy. Outro detalhe a considerar sobre a duração das séries é o investimento para mantê-las no ar. Quanto mais temporadas ela tiver, mais caro ela fica. Os salários dos atores sobem, assim como o custo da produção. Para a empresa, não há vantagens.

No fim, ainda não está completamente claro o motivo para tantos cancelamentos, pois, muitas séries cortadas da grade tinham público para continuar. Seja como for, é certo que a Netflix não pretende parar seus lançamentos por agora.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+