Curiosidades

Por que achamos um lado do rosto mais bonito do que o outro?

0

Todos nós tiramos, vez ou outra, uma foto para alimentar nossas redes sociais, seja publicando na linha do tempo ou atualizando nossos perfis. Os influenciadores do Instagram vão um pouco além. Eles costumam passar mais de cinco horas por semana, em média, tirando fotos de si mesmos, ou seja, as famosas selfies. Estima-se que, em média, 7 selfies são tiradas para cada “foto perfeita”, que são as que costumamos ver sendo publicadas. Annukka Lindell, professora de neuropsicologia da Universidade La Trobe, em Melbourne, descobriu que a maior parte das pessoas prefere mostrar o lado esquerdo nas fotos.

Ela então analisou 2.000 selfies do Instagram, a fim de entender porque escolhemos esse lado. Dá para perceber que, de fato, o lado esquerdo é o mais agradável para quem está se auto-fotografando. Com base nisso, resolvemos buscar mais informações, ou seja, estudos que dizem o porque disso. É claro que o resultado seria trazido para você, caro leitor, visto que adoram uma boa curiosidade. A redação da Fatos Desconhecidos então listou os motivos pelos quais achamos um lado do rosto mais bonito do que o outro. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Por que o lado esquerdo é o melhor para selfies?

Após estudos, a pesquisadora descobriu que as pessoas preferem mostrar o lado esquerdo na hora de tirar selfies no espelho. Quando uma pessoa posa em frente a um espelho e tira uma foto do seu reflexo, geralmente mostra a bochecha direita. Conforme o espelho inverte a esquerda e a direita, uma preferência pela bochecha direita nas selfies significa que a pessoa posou com a esquerda na hora de fotografar.

Artistas pintam retratos mostrando o perfil esquerdo das pessoas

Você já deve ter visto alguns retratos de artistas extremamente famosos, né? Bom, esses retratos costumam mostrar o mesmo viés assimétrico: as pessoas escolhem favorecer a bochecha esquerda. A pesquisadora acredita que isso pode refletir a vontade inconsciente de uma pessoa mostrar sua bochecha esquerda, que segundo ela, é mais atraente.

Mais emoção

Segundo a pesquisadora, o lado esquerdo do nosso rosto é mais expressivo emocionalmente. Isso pode ser explicado pela maneira como os sentimentos são processados no cérebro. O lado direito do cérebro que controla os músculos do lado esquerdo do corpo é dominante na emoção. Por esse motivo, as pessoas mostram intuitivamente a bochecha esquerda quando posam para uma foto emocional. Quando se trata de uma foto mais séria, optam pelo lado direito, pois passa mais seriedade.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Essa é Okinoshima, a ilha onde as mulheres não podem por os pés

Matéria anterior

Qual era o nome dessas 7 marcas antes da fama

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar