Por que acordamos com remela nos olhos? Para que ela serve?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      28/09/15 às 16h27

Todo mundo já acordou com uma meleca amarelada nos cantos dos olhos pelo menos uma vez na vida. Mas você já se perguntou alguma vez por que acordamos com "remela"? A resposta pode ser muito mais interessante do que você imagina.

Os nossos olhos, e de todos os outros mamíferos, são revestidos por uma película lacrimal. Essa película é dividida em três camadas e é a responsável pelo bom funcionamento dos olhos.

A última camada é chamada de glicocálix, ela é formada por uma camada de muco, que reveste a córnea e também acaba atraindo umidade. A glicocálix é responsável por manter a segunda camada, que é aquosa, uniforme.

Essa segunda camada é extremamente fina e mantêm os olhos livres de infecções e também garante que eles sempre fiquem lubrificados.

Por fim, a primeira camada, que é a mais superficial, é constituída pelo "meibo", uma substância essencialmente oleosa, que contêm ácido graxos e até colesterol.

Olhos resfriados e relaxados

olhos

A remela que você encontra nos olhos quando acorda nada mais é do que o meibo solidificado. Em sua forma natural ele é transparente e se encontra na mesma temperatura do organismo, no entanto quando ele perde apenas 1ºC começa a ficar sólido e esbranquiçado, como se fosse uma cera.

Você deve estar se perguntando o que faz com que ele perca temperatura e forme a remela. Isso acontece porque enquanto dormimos o nosso corpo costuma se resfriar um pouco, por isso a substância perde temperatura e muda de estado físico.

Além disso, outro fator está associado ao fenômeno, de acordo com o oftalmologista Robert G. Linton do  Royal Perth Hospital, na Austrália, enquanto dormimos os dutos das glândulas do meibo ficam relaxadas, por isso um excesso da substância corre pela pálpebra e pelas raízes dos cílios.

Serve para que?

olhos

A remela não existe à toa, ela possui uma utilidade bastante importante para o bom funcionamento dos nossos olhos. Elas evitam que as nossas lágrimas escapem, molhando o nosso rosto, o que causaria certo incômodo.

Além disso, como impedem que as lágrimas saiam, elas também garantem que os nossos olhos fiquem sempre lubrificados.

Já percebeu que quando ficamos muito tempo sem piscar os olhos ficam secos? Isso acontece porque a piscada é capaz de estimular as glândulas meibomianas.

Sendo assim, da próxima vez que acordar com remelas nos olhos não reclame. Elas são uteis para os seus olhos e evitam incômodos maiores.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+