• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que, afinal, o gelo é transparente e a neve é branca?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      06/11/14 às 20h38

Nem todo mundo tem a oportunidade de ver a neve de perto, mas é bem difícil alguém que não saiba que a cor desses pequenos flocos gelados que caem do céu é banca. Mas, se neve é gelo e aqueles cubinhos transparentes que a gente coloca para gelar o suco também é gelo, porque as duas coisas têm cores diferentes?

De acordo com quem entende do assunto, o que explica essa disparidade de coloração é um lance muito doido de absorção e reflexão de luzes. Assim, a primeira coisa que é preciso dizer sobre esse assunto é que o gelo não é totalmente transparente. Ele se trata, segundo os físicos, de um corpo translúcido, que faz com a luz não passe diretamente por ele.

2

Esse fenômeno acontece, segundo os especialistas, porque quando os minúsculos cristais que formam o gelo são iluminados, cada um deles desvia um pouco dos raios que recebe. No caso dos cubos, por exemplo, a quantidade de cristais é reduzida, o que acaba fazendo com que o reflexo da luminosidade seja pequeno, passando a impressão de que eles são transparentes.

Já no caso da neve, a coisa muda completamente de figura. Seus flocos, apesar de pequenos, são formados por uma grande quantidade de cristais de gelo, que desviam a todo momento a luz que recebem. Assim, esse reflexo acaba voltando para o ambiente e o que a gente enxerga, na verdade, é a cor da luz solar, o branco. (Clique para ler também: Depois de 100 anos no gelo, negativos são encontrados na Antártida).

neve2 - divulgacao

Agora, se você está se perguntando porque as geleiras são azuladas se são formadas por neve branca, a gente também te ajuda com isso. Conforme o pessoal da ciência, o processo nessa caso é o mesmo, só que as geleiras contam com cristais de gelo bem maiores que os presentes na neve. Como consequência disso, a luz consegue penetrar ainda mais fundo no gelo e os cristais gigantes acabam absorvendo algumas cores que formam os raios de luz branca e refletindo outras cores.

Não entendeu a última parte? A gente explica: como todo mundo sabe (ou , pelo menos deveria saber) o branco é a soma de todas as cores. No caso das geleiras, por exemplo, elas refletem um tom mais azulado porque as demais cores da luz solar (branca), como o vermelho, são absorvidas pelo gelo, ao mesmo tempo em que as cores mais próximas do violeta voltam para o exterior.

1

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+