Ciência e TecnologiaCuriosidades

Afinal por que a gente pisca os olhos?

0

Não têm nada a ver com fazer charme ou tentar paquerar alguém. Na região ocular existe uma glândula chamada glândula lacrimal, a responsável pela fabricação das lágrimas. Nós produzimos lágrimas a todo o instante com o objetivo de lubrificar nossos olhos. Isso mesmo. Você meio que “chora” sem perceber.

Como nós piscamos inúmeras vezes ao longo do dia para espalhar essa lágrima por toda a superfície ocular, essa secreção permite uma limpeza natural da córnea. Além do mais, às vezes piscamos como reflexo para evitar a ação de agentes externos como, por exemplo, a poeira, impedindo que essa entre em contato direto com a córnea. Quando passamos um tempo sem piscar os olhos começam a arder, pois os mesmos necessitam de lubrificação constante, por isso é tão importante piscar.

tumblr_lmpi47kirt1qip9db

Nós piscamos graças a um conjunto de nervos conectados aos olhos. Eles seriam como nossos “limpadores de para-brisas”. Um adulto normal fecha os olhos 24 vezes por minuto, para umidificá-los e limpá-los. Uma piscada dura apenas alguns décimos de segundo, e esse tempo bem como a freqüência das piscadas variam de acordo com o estado geral e com o humor de cada pessoa.

Com muito cansaço, por exemplo, pisca-se cerca de quarenta vezes por minuto. Estudos recentes indicam, por análise de eletroencefalogramas, que o cérebro “desliga” o olho cerca de 50 milésimos de segundo antes de cada piscada. Isso seria uma forma de economizar o olho, pois este, durante a piscada, não seria mesmo capaz de passar nenhuma informação visual ao cérebro. Somando-se o tempo de “desligamento” do olho relativo a uma freqüência de 24 piscadas por minuto, chega-se ao total de 1,2 segundo de cegueira por minuto, o que corresponde, numa vida de 70 anos, a aproximadamente 21 dias sem enxergar.

Por que, afinal, o gelo é transparente e a neve é branca?

Artigo anterior

Como é o interior de um caixa eletrônico?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido