Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que a Área 51 recebeu esse nome?

0

Anos e anos de boatos e cochichos, o governo americano admitiu, em 2003, a existência da misteriosa Área 51. Para quem não sabe, embora seja difícil nunca ter ouvido falar nesse lugar, a região supersecreta se trata de uma base militar dos Estados Unidos, no meio do deserto de Nevada, que supostamente foi construída para a realização de treinamentos e testes nucleares. Acontece, no entanto, que a verdadeira conversa que corre sobre a base é que ali estão guardadas evidências sobre a existência de alienígenas e suas tecnologias.

Bom, histórias a parte, o que ninguém conta, entretanto, é o motivo pelo qual a área recebeu esse nome. Já parou para pensar nisso? A gente já e correu atrás de um bom argumento para explicar essa questão para você, leitor do Fatos Desconhecidos.

3

Apesar de não ser muito surpreendente, a explicação mais consistente que encontramos sobre o nome da Área 51 remete ao início da Guerra Fria, nos anos 50, quando o governo americano reservou uma boa quantidade de terras, no deserto de Nevada, para seus treinamentos. Naquela época, a região passou a ser chamada de Área de Testes de Nevada (NTS, segundo a sigla em inglês).

Segundo contam, ali parecia um bom lugar para testes nucleares e demais treinamentos necessários aos soldados americanos, como prática de tiros e pousos de emergência. Além de ser uma área isolada da população – o que evitaria curiosos e acidentes -, se tratava de uma região de tempo seco, propício para todos esses objetivos.

Foi então que, para controlar melhor os espaços dessa área, ela foi dividida em unidades menores. Cada uma dessas subdivisões, então, foi numerada aleatoriamente, passando a ser chamadas de “área 1, área 20, área 10”, por exemplo. A intenção era exatamente evitar a criação de um padrão, já que para os militares isso facilitaria o sigilo da região.

mapa

Clique aqui para ver o mapa ampliado

Acontece que nem todas as áreas ficaram dentro da chamada NTS. Foram exatamente essas regiões, fora da grande área, que acabaram sendo destinadas para os testes nucleares, como as áreas 52 e 53, que alguns afirma serem usadas, desde 1963, para essa finalidade.

A famosa Área 51, assim, parece pertencer também a esse esquema aleatório de numeração e nomeação. Ou seja, não há nada de extraordinário da escolha do nome pelo qual ficou conhecida. Aliás, essa área só se sobressaiu sobre as outras, porque alguém, em algum momento, desconfiou das atividades que ali eram desenvolvidas.

1

Até hoje, inclusive, não é possível dizer ao certo quais tipos de missões e testes executados na Área 51. Como você pode ver nessa outra  matéria (clique para ler), tudo leva a crer que vidas extraterrestres estão envolvidas nessa questão.

Clique para conhecer também 7 segredos que o governo americano escondeu por décadas.

Esposa traída se vinga e corta o pênis do marido duas vezes

Artigo anterior

As 10 cidades brasileiras com os homens mais bonitos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido