Curiosidades

Por que as pessoas sentem ressaca?

0

Para absorver e metabolizar grandes quantidades de álcool o organismo acaba sobrecarregando os órgãos envolvidos no processo. Pensando nisso, a famosa ressaca é um desequilíbrio do organismo causado pelo alto consumo de álcool.

O principal fator para que ela ocorra é a desidratação que a bebida alcoólica provoca no organismo. Isso acaba sobrecarregando o fígado, órgão responsável por eliminar o álcool do sangue.

Além disso, o aumento do álcool na circulação provoca a liberação do hormônio antidiurético. Isso provoca uma menor absorção de água pelos rins. Outra característica é a maior vontade de urinar, já que o líquido está mais diluído.

Enquanto isso, o aumento da sede e a boca seca está ligado ao aumento na concentração de corpos cetônicos e ácidos graxos na circulação.

Principais sintomas

A ressaca apresenta seus sintomas geralmente no dia seguinte à ingestão do álcool, após o sono. Em alguns casos, começa quatro a seis horas após a ingestão.

Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, boca seca e sede, falta de apetite, enjoo, dor no corpo e até mesmo perda parcial de memória.

Outros sintomas comuns são dores nos olhos, sensibilidade ao som e luzes, enjoo e vômito e falta de apetite.

Como prevenir a ressaca?

Getty Images

Existem maneiras simples e eficazes para prevenir a ressaca. Confira abaixo:

Beber muita água: é recomendado que quando estiver bebendo bebidas alcoólicas que você ingira bastante água. O líquido irá ajudar o organismo a evitar o álcool e além disso evitará a desidratação.

Não ingerir álcool de estômago vazio: o recomendado é alimentos leves como verduras e frutas. Além disso, doces podem ajudar a evitar a ressaca.

Evite fazer misturas: uma boa maneira para não ter ressaca é não ingerir diversos tipos de bebidas. Uma dica, se começou a bebera cerveja, só beba esta categoria alcoólica. Ainda vale dizer que, se possível, beba apenas da mesma marca de cerveja, pois até mesmo a diferença entre elas pode causar ressaca.

Essas dicas podem evitar que você fique bêbado rapidamente. Além disso, a hidratação faz com que o organismo tenha mais tempo para metabolizar o álcool.

Vale lembrar que não existem remédios para ressaca. Os medicamentos vendidos apenas ajudam a diminuir os sintomas de mal estar.

Outra forma para ajudar a não ter ressaca é uma alimentação saudável e rica em vitamina C.

No Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% dos homens e 10% das mulheres consomem álcool em excesso pelo menos uma vez na semana.

A melhor maneira de evitar a ressaca é bebendo com moderação e ingerindo muita água durante e após a bebedeira.

Fonte: Pharma Science, Super Interessante, Tua Saúde, Clínica Hepatogastro

O que é Mercúrio retrógrado e quando acontece?

Artigo anterior

Por que é preocupante estorninhos no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido