Curiosidades

Por que arrepiamos?

0

Quando estamos com frio, medo e até quando ganhamos um beijinho na orelha ele entre em ação. O arrepio deixa todos os pelos do corpo completamente eriçados, aparentemente isso não possui utilidade nenhuma. Mas será que o arrepio possui alguma função?

Ele nada mais é um resquício evolutivo que servia para amenizar a sensação de frio e para fazer com que a gente pareça maior (claro que isso só servia quando tínhamos muitos pelos), como acontece com os gatos e os cães.

arre

O cérebro envia uma mensagem para que os pelos fiquem eriçados, o que acaba formando uma espécie de colchão de ar quente. Este colchão faz com que o corpo seja protegido das baixas temperaturas.

Mas, como afirma o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP: “No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pêlos é insignificante”. Ele já foi bastante útil, mas atualmente não tem servido para muita coisa.

Mas e o arrepio que surge com o beijinho na orelha? Segundo o professor, ele acontece porque o nosso corpo responde da mesma forma do que quando estamos assustados. “O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes”, afirma.

riscando

Outra coisa que também pode causar arrepios são os sons. Quando ouvimos um som parece estranho aos ouvidos, ou que talvez possa prejudica-lo, imediatamente o corpo procura uma forma de te alertar sobre o perigo. Algumas dessas vezes o alerta vem em forma de arrepio.

Os sons que podem causar arrepios varia de acordo com a pessoa, alguns sentem arrepios ao arranharem um quadro negro outros aos arranharem, ou ouvir alguém arranhando, um prato de vidro com um garfo de metal. Não é possível prever quando o arrepio virá, mas a sensação você deve conhecer bem.

As 10 melhores cidades no Brasil para se viver

Artigo anterior

Será que você é esquizofrênico? Faça o teste

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido