Por que as mulheres não tem pomo-de-adão?

POR Lucas Franco    EM Ciência e Tecnologia      16/09/15 às 14h43

Antes de mais nada, você sabe o que é o pomo-de-adão? É simples. Ele nada mais é que o resultado da convergência de duas partes do corpo humano: a cartilagem da tireoide e a laringe.

A parte que podemos ver (nos homens, principalmente) é a pontinha da tireoide, que funciona como um escudo. O nome faz uma referência ao Adão mais conhecido da História: aquele que sucumbiu ao "fruto proibido". As lendas dizem que, no passado, os homens acreditavam que o pomo-de-adão seria um pedacinho da maçã que não foi engolido, como uma lembrança do pecado cometido por Adão. Mas, claro, não é por isso que as mulheres não tem a mesma protuberância, ainda que seja uma origem interessante.

Pomo2

Você reparou no principalmente do parágrafo anterior? Pois é, as mulheres também podem apresentar a pequena protuberância, embora seja bastante raro. Mas, se elas também possuem a mesma cartilagem da tireoide e a laringe, porque na maioria dos casos não apresentam um pomo-de-adão mais protuberante?

Bom, isto acontece porque o pomo, mais frequentemente, é desenvolvido durante a puberdade nos garotos, fase em que a laringe aumenta seu tamanho para ajudar no amadurecimento vocal deles. Este desenvolvimento não é exclusivo dos homens, mas não acontece nas mulheres com tanta ênfase. Enquanto as vozes dos garotos ficam mais graves, o contrário acontece com as moças. Por isso elas não apresentam a laringe tão proeminente, e, portanto, não se tornam tão visíveis.

Cirurgia

Na mulher, o pomo-de-adão, ou algo que se pareça com ele, aparece por diferentes razões, seja por herança genética, irregularidades anatômicas ou mesmo disfunções hormonais. O pomo-de-adão pode nem mesmo ser um pomo-de-adão. Neste caso, um médico deve ser consultado, pois pode se tratar de algum problema de saúde. A característica, que é marcante no sexo oposto, quando aparece em uma mulher faz com que elas procurem tratamento psicológico (devido às ofensas que pode sofrer) ou cirúrgico, para remover a proeminência. Neste caso, é possível que a pessoa tenha mudanças na voz, além de, claro, uma cicatriz bastante evidente.

Fonte: How Stuff Works

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+