Curiosidades

Por que as vassouras estão ficando em pé nesse novo desafio da web?

0

Vamos falar de um assunto, que mobilizou as redes sociais na semana passada? Claro, né? Afinal, aqui, não deixamos passar nada. E do que vamos falar? Do desafio da vassoura. No final da semana passada, a internet foi palco de um assunto um tanto peculiar: vassouras que, misteriosamente, ficavam em pé sozinhas. Aqueles que estiveram on-line se depararam com inúmeras imagens de vassouras, que ficavam em pé, sem a ajuda de um suporte.

Além disso, muitos também aderiram à modinha porque alguns internautas relacionaram a “bizarrice” à NASA. Devido a isso, a agência espacial norte americana tornou-se um dos assuntos mais comentados no Twitter. De acordo com os usuários da plataforma, a NASA teria dito que a Terra estaria em um ponto de sua órbita, no qual sua rotação estaria em perfeito equilíbrio. E o que isso poderia acarretar? Bom, muita coisa, porém, o que se concretizou mesmo, foi o fato de todas as vassouras do mundo se equilibrarem sozinhas.

Agora, quem começou o desafio? Impossível dizer. O que podemos afirmar mesmo é que quem testou a brincadeira em casa percebeu que o “fenômeno” realmente funciona. Mas isso significa que a suposta explicação da NASA é verdadeira? A resposta: não. Ficou chateado? Deveria.

A verdade

Sim, você deveria ficar chateado. Se não ficou, pode começar a ficar agora. Sabe por quê? Porque esse assunto sobre o suposto equilíbrio planetário é antigo. Isso mesmo. Não é de hoje, a temática ocupa fóruns e outros canais de discussões. Além disso, há anos esse mesmo desafio é comum nos Estados Unidos. A diferença é que o assunto aflora mais durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera naquela parte do mundo. Ou seja, meados de março.

Agora, qual a explicação para as vassouras conseguirem “ficar de pé”? Basicamente, tem mais a ver com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que com as forças gravitacionais que afetam a Terra.

E como funciona? Bom, as vassouras ficaram em pé sozinhas porque o objeto tem seu centro de massa mais perto da base. Ou seja, para os leigos, é onde ficam as cerdas. Portanto, ao apoiar o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo, é distribuída nas cerdas. Assim, o objeto consegue se equilibrar por si só.

Porém, vale lembrar que nem todos os casos deram certo. O meu vizinho, por exemplo, não conseguiu realizar o desafio e saiu pelos corredores do prédio xingando a NASA? E por que em alguns casos as pessoas sentiram que ‘falharam’?

A resposta, na verdade, é um pouco óbvia. Nem todas as vassouras foram projetadas para sustentar o próprio peso. Nesse caso, isso ocorre porque o centro de massa de alguns objetos pode estar mais acima do cabo. Portanto, o equilíbrio, nessas circunstâncias, torna-se um pouco mais difícil.

Equinócio vernal

Como falamos de equinócio vernal, nada melhor que esclarecer. Até porque, como percebemos com o desafio da vassoura, informação nunca é demais.

O termo Equinócio originou-se do latim (aequinoctiu – noites iguais). O termo é utilizado para marcar o momento do ano, onde a noite e o dia têm durações iguais. O equinócio de março, chamado também de vernal, aponta a entrada da Primavera no hemisfério Norte e do Outono, no Hemisfério Sul.

Já o termo equinócio outonal, que ocorre em setembro, marca a entrada do Outono no Norte e da Primavera no Sul.

7 coisas que você não sabia sobre a Tenten

Matéria anterior

Quatro filmes da DC já ganharam o Oscar e o Coringa está em todos eles

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.