Por que é obrigatório desligar o celular em postos de gasolina e aviões?
Tempo de leitura:1 Minutos, 44 Segundos

Por que é obrigatório desligar o celular em postos de gasolina e aviões?

Uma das piores e mais temidas coisas que podem acontecer a uma pessoa no furor do cotidiano de um grande cidade é, sem dúvidas, ela esquecer de abastecer o veículo e o mesmo a “deixar na mão” em pleno trânsito. Por isso, o posto de gasolina é parada obrigatória para quem não quer passar pelo vexame.

E com certeza, ao passar no posto para encher o tanque de gasolina (que está com um preço pela hora da morte!) você deve ter reparado em placar bem expostas proibindo o uso de telefones celulares no interior do local. E o posto de gasolina não é o único! Nos aviões, antes de decolar, as aeromoças e comissários de bordos pedem a todos os passageiros que desliguem o celular ou o coloquem em “modo avião”. Mas isso é necessário? O que acontece se não desligamos ou usamos o celular? Você sabe por que é obrigatório desligar aparelhos eletrônicos em postos de gasolina e aviões?

No caso dos postos de gasolina, o problema em usar o celular no interior do ambiente está na eletricidade estática. A mesma poderia inflamar gases que são liberados pelas bombas durante o abastecimento dos carros, mas apesar de todas as precauções, não existem provas de que um aparelho eletrônico possa derrubar um avião ou explodir um posto.

Cartaz em posto de gasolina alerta sobre a proibição do uso de telefone celular. A Prefeitura de São Paulo está em fase de regulamentação da lei 13.444, que proíbe o uso do telefone celular em postos de gasolina. (São Paulo, SP, 31.01.2003. Foto de Ormuzd Alves/Folhapress)

Já no interior dos aviões, é solicitado que se desligue o celular também por medidas de segurança. Desligar os dispositivos eletrônicos dentro do avião é uma norma seguida pelas companhias aéreas para evitar interferências de ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos, umas vez que estas poderiam acabar atrapalhando a comunicação entre os pilotos e a torre de comando e causar um acidente.

proibicao-de-uso-de-eletronicos-durante-pousos-e-decolagens-1334789266902_956x500

Exceto na hora da decolagem e no pouso, os celulares que possuem o “modo avião” podem ser ligados durante o voo, até porque o recurso corta todo tipo de conexão (wi-fi, Bluetooth e o rádio GSM), evitando que o sinal interfira no funcionamento dos instrumentos de navegação.

Pelo sim ou pelo não, é melhor desligar o celular por alguns minutos do que correr o risco de se explodir!