Fatos Nerd

Por que a Fox ainda está fazendo filmes dos X-Men?

0

No fim de 2017, após vários rumores, foi oficializada a compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company. A Casa do Mickey então passou a ser dona dos departamentos de televisão e cinema da empresa. Ou seja, entre os inúmeros programas que agora fazem parte do império Disney, também estão a volta dos direitos dos X-Men, Deadpool e Quarteto Fantástico para a Marvel Studios. Para os fãs dos super-heróis não poderia haver notícia melhor. Afinal, com o atual tamanho do Universo Cinematográfico Marvel, nada mais animador que poder testemunhar os mutantes junto com os Vingadores.

Além disso, outro sonho bastante esperado pelos fãs é uma reinicialização descente de Quarteto Fantástico. Algo que, por mais que tenha tentado, a Fox não conseguiu fazer. Contudo, apesar dos altos e baixos, o estúdio até acertou com alguns personagens e programas de televisão. Por isso, veio a grande dúvida, além das séries, como ficariam personagens como Deadpool e Wolverine? Em 2016, Bob Iger, o CEO da Disney, revelou em uma entrevista que o estúdio não tinha planos para fazer filmes de heróis com classificação para maiores de idade. Portanto, quando a compra da Fox foi oficializada, muitos fãs se preocuparam com o futuro do mercenário tagarela. No entanto, Iger comentou que os filmes de Deadpool permanecerão do mesmo jeito.

Em relação a Wolverine, muitas pessoas não veem outro ator no papel do mutante depois de Hugh Jackman. Contudo, um reboot para o herói é inevitável. Cenário organizado, finalmente vem a pergunta que começou a atormentar muitos fãs. Já que os heróis que estavam com a Fox voltaram para a Marvel Studios, por que então a empresa ainda está anunciando novas produções?

Acordo do Paraguai?

Mesmo tendo sido vendida, a Fox continua com diversos anúncios sobre suas produções envolvendo heróis da Marvel. O caso do filme Novos Mutantes é compreensível devido ao fato do longa já estar em fase de pós-produção. Porém, o estúdio segue em frente com sua produção de Gambit, tendo até marcado a data do começo das gravações: 19 de março. Além disso, recentemente foi anunciado que o diretor Tim Muller (o mesmo de Deadpool) está com projeto para desenvolver um filme solo da mutante Kitty Pryde, também conhecida como Lince Negra. Caso os planos realmente deem certo, ela será a primeira mutante feminina a ganhar filme solo. Também será a primeira protagonista desde Elektra, lançado em 2005.

A confusão reside no fato de que, se esses personagens estão com a Disney agora, consequentemente de volta a Marvel Studios, por que a Fox continua envolvida nos processos de produção? A explicação é mais simples do que parece. Acontece que a negociação não foi totalmente finalizada. A Disney ainda precisa ter aprovação do governo Federal para ter controle completo de sua compra. A justiça americana ainda irá investigar e analisar todos os passos e consequências desse acordo. Isso ocorre porque os Estados Unidos possuem uma política muito forte em relação ao monopólio. E, como todos sabem, antes de comprar a Fox a Casa do Mickey já era um império. Os departamentos da Fox também não eram pequenos, ou seja, o controle midiático da Disney – que já era enorme – triplicou.

Análise a longo prazo

Todo o processo de investigação irá durar entre 12 a 18 meses. Enquanto isso, a Fox precisa continuar com sua programação como se nada tivesse acontecido. Caso contrário, a empresa pode sofrer uma grande queda financeira. A compra foi fechada em US$ 52,4 bilhões de dólares, no entanto, a Fox ainda não recebeu toda essa bolada. E, de fato, existe a possibilidade de toda essa transição ser negada. Sendo assim, o estúdio precisa se precaver e uma das formas mais eficazes para isso é continuar com seus projetos.

Além disso, caso tudo dê certo no final das contas, ela ainda terá certa porcentagem em cima dos filmes que produziu. Portanto, a estratégia do estúdio em dar continuidade ao seu universo de super-heróis é uma decisão acertada. Uma escolha que inclusive também é beneficia a Disney, já que ela pode muito bem continuar com qualquer história que já tenha sido iniciada. No final, os dois lados ganham.

7 problemas que causam alucinações

Matéria anterior

7 melhores destinos para você se programar em 2018

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.