CuriosidadesHistória

Por que a Mona Lisa não tem sobrancelha? Será que você consegue acertar a resposta?

8

Pouca gente repara nisso, mas você já notou como as pinturas “clássicas” da Renascença Medieval, que aconteceu mais ou menos entre os século XIV e XVII, sempre ilustram mulheres sem sobrancelhas? E isso não é proposital e nem porque a tinta acabou, já que esse “erro” é cometido até por mestres do realismo que até hoje impressionam o mais técnico dos desenhistas.

Acontece que, até o século XVIII, era uma moda – e até mais que isso – raspar as sobrancelhas e os pelos faciais. Tudo partia da Igreja Católica, que considerava que qualquer pelo mostrado por uma mulher era impuro e representava a luxúria. Ou seja, como você pode ver, com aqueles vestidos e várias camadas de roupa, o pessoal ficava alucinado só de ver uma sobrancelha e imaginar outras partes a partir dali. E, como no período a Igreja ainda tinha muita força, esses costumes acabavam virando um tipo de lei, que inclusive estava apta a punições. Por isso, não era só a Mona Lisa que era assim:

mona-lisa-prado-detail

sobrancelha

Além disso, a testa era considerada o ponto mais belo no rosto de uma mulher (não me pergunte, também não entendi), especialmente nas que seriam retratadas para a imortalidade – ou seja, nobres e o pessoal da realeza. Portanto, da mesma forma que o Photoshop, não se sabe até que ponto os retratos são realidade ou “melhorias” feitas pelo artistas, mas é provável que grande parte das modelos e musas da época realmente tivesse essa aparência de Teletubbie.

Entretanto, se pararmos pra pensar, hoje anatomistas faciais e maquiadores, por exemplo, sabem o valor essencial que as sobrancelhas têm para as expressões faciais. E se um dia o mesmo for descoberto com o buço? Ou a “monocelha”? Afinal, querendo ou não, a depilação feminina que hoje é feita provavelmente é uma herança dessa cultura Católica medieval, já que muitas vezes é associada à “higiene”, que é uma palavra científica para a “pureza divina”.

Conheça o homem que atravessava espadas no seu corpo sem se ferir

Matéria anterior

Coisas inesperadas que aconteceram no exato momento em que uma foto foi tirada

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

8 Comentários

  1. kkkkk

  2. Legal, mas…cadê a fonte? ‘-‘

  3. bem assim

  4. Nunca tinha reparado!

  5. éee.

  6. Tanto faz coisa desiteressante.

  7. Que é vc????/////////

Comentários não permitidos.