Ciência e Tecnologia

A teoria de Stephen Hawking sobre os super-humanos

0

Será que um dia seremos substituídos? Ao menos para Stephen Hawking a resposta é sim. O grande teórico britânico deixou para trás muitas especulações sobre o futuro humano. Em um ensaio específico, Hawking afirmou que a humanidade corre o risco de ser substituída por “super-humanos” geneticamente modificados.

Pesquisas destinadas a melhorar a saúde e a vida humana vão ser corrompidas. As pessoas então vão começar a modificar os seres humanos para viver mais, serem mais inteligentes ou mais agressivos e perigosos. Será que um dia isso realmente vai acontecer? A gente conta mais detalhes dessa ideia de Hawking para vocês.

Os “super-humanos”

1 147 600x395, Fatos Desconhecidos

“Uma vez que tais super-humanos aparecerem, haverá problemas políticos significativos com os humanos não melhorados que não serão capazes de competir”, disse Hawking. Mas será que Hawking estava certo? O fato é que ele não está sozinho em se preocupar que a humanidade está se metendo em perigos conforme as tecnologias genéticas melhoram.

1.1 59 600x325, Fatos Desconhecidos

Hoje em dia, a edição de genes para humanos trata quase exclusivamente problemas médicos graves. Para doenças mortais e incuráveis, os médicos alteraram os genes das pessoas para evitar que essas doenças continuem progredindo.

Na China, por exemplo, foi feita a edição de genes germinativos, fazendo mudanças genéticas que podem ser transmitidas de geração em geração para evitar que os pais transmitam doenças genéticas para seus filhos.

O problema é quem pode fazer essas edições de genes. Para Hawking, apenas as pessoas super-ricas terão condições de editar seus genes e o de seus descendentes, com a intenção de aperfeiçoá-los. Já a maior parte das pessoas estará longe de ter condição de fazer algo semelhante.

Isso pode realmente acontecer?

20070259 RDsbp 8 600x401, Fatos Desconhecidos

“Presumivelmente, estes vão morrer, ou se tornar menos importantes. Em seu lugar, haverá uma raça de seres autoprojetados que estão melhorando a si próprios em uma taxa sempre crescente. Se a raça humana conseguir redesenhar a si mesma, vai provavelmente se espalhar e colonizar outros planetas e estrelas”, completou Hawking em seu texto.

É teoricamente possível que o mundo dos super-humanos de Hawking possa emergir. Mas felizmente têm muitas coisas para impedir que isso aconteça. Instituições científicas e governos estão desenvolvendo códigos de ética e leis que regulam a edição genética. Essas leis seriam difíceis de se contornar sem que o mundo percebesse.

3 133, Fatos Desconhecidos

Será que um dia alguns humanos geneticamente modificados dominarão o mundo? Não sabemos se para vocês sim, mas para Hawking isso tem grandes chances de acontecer!

As plantas têm consciência?

Matéria anterior

Túmulo de 1500 a.C é encontrado por acaso por fazendeiro

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos