Ciência e Tecnologia

Por que não morremos com o peso da atmosfera?

0

O ar que respiramos parece ser extremamente leve, não é mesmo? Saiba que não é bem assim. O ar é constituido por um incrível número de moléculas e, por menores que sejam, possuem peso. Cientistas dizem que o peso da atmosfera sobre nossas cabeças é o mesmo de um carro pequeno. Sendo assim, por que não morremos esmagados pela atmosfera? Você já deve ter pensado isso pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Se ficou curioso, junte-se a nós e venha descobrir.

Como afirmado anteriormente, as moléculas de ar que compõem a atmosfera possuem um certo peso, apesar do seu tamanho pequeno demais para ser visto. Sozinhas elas têm um peso quase inexistente, mas quando juntas, causam pressão no nosso corpo equivalente a 10.000 quilos por metro quadrado. No topo da nossa cabeça, temos uma pressão atmosférica equivalente a um carro pequeno e ainda sim não morremos com o peso da atmosfera. A resposta para isso está na balança.

A pressão que está no ar a partir do exterior, e que forma a atmosfera, é a mesma do ar que está no interior do nosso corpo. Sendo assim, a força vai em todas as direções. Isso equilibra a pressão em nossos corpos e obtém o não colapso sob o peso da atmosfera. O corpo humano, com o tempo, evoluiu de acordo com a pressão que a atmosfera exerce sobre ele constantemente. Só não somos esmagados porque a pressão dentro do corpo é a mesma da atmosfera, assim é impossível explodir ou esmagar qualquer um.

A pressão do ar em nossos estômagos, ouvidos e pulmões é a mesma do ar externo. Os nossos corpos são flexíveis o suficiente para lidar com o fato de que, às vezes, pressões internas e externas são ligeiramente diferentes. Isso é o que acontece quando viajamos de avião e uma atmosfera artificial é criada, assim fazendo a pressão ser semelhante à que temos ao nível do mar. Os nossos corpos se adéquam a esse evento. Essa é a explicação pela qual o nosso corpo não é esmagado com o peso da atmosfera.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Entenda porque uma parte do fundo do mar está se dissolvendo

Artigo anterior

Bryan Cranston vai retornar para o filme de Breaking Bad?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido