• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que a Netflix cancelou The OA tão cedo?

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      07/08/19 às 17h23

The OA foi criada por Brit Barling e Zal Batmanglij, sendo estrelada pela própria Barling. A série estreou em 2016, e conquistou uma considerável base de fãs, os quais tiveram de esperar três anos até a segunda temporada. Um longo período, compensado pelo comunicado oficial do cancelamento da série. Para o público, a Netflix cancelou The OA cedo demais. O programa entra para a lista dos recentes cortes do serviço de streaming, os quais incluem Designated Survivor, She"s Gotta Have ItChambers, que nem mesmo a Uma Thurman pôde salvar. Boa parte da lista foi cancelada após uma única temporada. Mas, você já se perguntou por que de tantos cortes?

Em março desse ano, Reed Hastings, o CEO da Netflix, deu uma entrevista à Variety, onde comentou sobre as decisões da empresa para cancelar programas. Segundo ele, "nós podemos ter shows menores que vão muito bem. Nós podemos ter shows caros que vão muito bem. O único caso em que decidimos por cancelar é quando o programa é muito caro e tem poucos views", explicou. Na época da entrevista, muitas pessoas estavam revoltadas com o cancelamento de One Day at a Time.

Assim como The OA, a série tinha seu público fiel, o qual não poupou dedos para fazer campanhas online, a fim de que alguma emissora pudesse resgatar o programa. No geral, a Netflix tende a permitir que suas obras originais durem até três temporadas. Mas The OA entrou na exceção. A empresa tem ficado cada vez mais exigente em relação à quantidade de visualizações geradas por cada um de seus programas. A causa pode ser justamente a concorrência. Se antes o serviço podia se dar ao luxo de manter séries, digamos, mais independentes, agora, o cerco começou a fechar.

A causa do cancelamento

A Netflix ainda é conhecida como a gigante do streaming, mas até quando? A Disney+ será lançada nos Estados Unidos ainda este ano. A WarnerMedia também chegará em breve com a HBO Max. Os dois estúdios já são fortes o suficiente para estremecer o reinado. Enquanto isso, a Amazon Prime Video não para de investir em seu próprio serviço. Por isso, certamente, a empresa deve conter um número mínimo de visualizações como critério para a série ser ou não renovada. Ainda pior, a Netflix possui uma cláusula, no seu contrato padrão, que proíbe o programa de ter novas temporadas em outro lugar. Isto é, impede que qualquer emissora resgate alguma série cancelada.

Brit Barling planejou The OA para cinco temporadas, das quais vimos apenas duas. E se depender da Netflix, fica por isso mesmo.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+