Por que nós temos o apêndice? E para que servem os dentes sisos?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      10/07/15 às 16h36

Ele é um órgão que pouca gente dá atenção por ser uma parte considerada inútil mesmo. Aqui na Fatos Desconhecidos nós já elegemos ele como uma das partes do seu corpo que não servem para nada, lembra? (Clique aqui).

E essa pequena bolsa presa ao seu intestino já foi motivo de muito hospital, dor de cabeça, desespero e correria de muitas pessoas. Quando ele dá problema, sai de baixo porque não tem jeito, é cirurgia na certa e remoção imediata. A matéria de hoje é sobre o apêndice.

Mas afinal, para que serve esse órgão que já foi retirado de muita gente? Ele tem utilidade? Serve para quê no nosso corpo?

Descubra tudo na matéria:

640px-Jpeg.appendix

O que diabos é o apêndice?

APENDICE2

O apêndice é um pequeno órgão linfático que se parece muito com o dedo de uma luva e que não chega a mais de 8 centímetros. Ele fica localizado logo abaixo da região onde o cólon forma um fundo cego chamado ceco. Dentro dele, são encontrados glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do organismo.

Para que serve esse negócio?

apendicite1

Um fato interessante é que o apêndice é o único órgão que apenas seres humanos e macacos possuem. Ele é exclusivo no sistema físico dos dois. Segundo a literatura médica, não se sabe ao certo qual função ele exerce, no entanto, apenas que ele possui uma grande quantidade de tecido linfóide, um importante agente que atua contra infecções locais.

Qual o principal problema que as pessoas passam com ele?

7b6541041ad60f4af9deca88a57dbb74

O principal problema que as pessoas passam com o apêndice é na inflamação desse pequeno órgão que vem a causar a doença apendicite. O apêndice pode vir a infeccionar e causar dor, câimbras na região do lado direito do umbigo, febre, náuseas, vômitos, constipação intestinal e até diarréia em crianças, jovens, adolescentes e adultos.

A apendicite tem tratamento, basta o paciente passar pela retirada do apêndice por meio de cirurgia rápida. Se caso a parede se romper, a infecção pode se alastrar e causar uma inflamação mais grave e atingir toda a parede abdominal.

Bônus: Para que serve o ciso?

ciso

Outra parte do seu corpo que é igual ao apêndice, em termos de utilidade, é o dente siso. Os dentes sisos ajudavam os nossos antepassados das cavernas a mastigar fortes raízes, alimentos muito duros e carne crua. Mas com o passar dos anos, a alimentação do homem mudou e as comunidades passaram a ingerir alimentos mais macios, moles.

Eles costumam nascer por volta dos 17 aos 20 anos de idade. De acordo com especialistas, os dentes sisos vão desaparecer à medida que os alimentos se tornarem cada vez mais refinados e o tamanho da arcada dentária se reduzir.

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+