Curiosidades

Ex-executivo da Tesla cria projeto de lancha elétrica movida a energia solar

0

Os navios estão presentes na história da humanidade há tempos. Mas isso não quer dizer que eles ficaram parados no tempo e não evoluíram com o passar dos anos, e também aumentaram seu tamanho e tecnologia. Cada embarcação pode trazer alguma coisa nova para o mercado, como por exemplo, essa lancha, que veio para revolucionar a indústria de barcos elétricos.

John Vo, ex-executivo da Tesla, esteve no comando das fábricas da empresa de 2011 a 2017. Mas agora, ele fundou a sua própria empresa: a Blue Innovations Group (BIG). E o primeiro projeto da empresa é uma lancha elétrica de alta performance que é movida a energia solar. O nome dela é R30.

De acordo com Vo, o seu objetivo com essa lancha não é somente construir embarcações caras e luxuosas. Ele pretende entregar milhares de modelos elétricos. “Para realmente impactar o meio ambiente, você não pode construir barcos elétricos às dezenas. Tem que ser aos milhares”, disse ele.

Lancha

Náutica

Na tentativa de cumprir esse plano, Vo irá usar toda a expertise que adquiriu enquanto trabalhava na montadora de carros elétricos para conseguir produzir sua lancha elétrica em massa. O protótipo da R30 foi apresentado na CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo.

A lancha terá seu casco feito de alumínio e a base irá ser integrada na estrutura da embarcação. A partir dessas duas inovações, a BIG irá conseguir dar uma garantia vitalícia para o casco. Além disso, suas baterias de fosfato de lítio-ferro prometem dar uma vida útil bem maior em comparação às feitas de íon-lítio.

O plano da empresa é que até outubro eles consigam construir mais quatro unidades da versão beta. E até o segundo trimestre de 2024, a BIG quer entregar as lanchas que já estiverem reservadas.

A R30 já pode ser reservada por aqueles que se interessarem pela embarcação. O preço estimado dessa lancha elétrica é de 300 mil dólares, equivalente a 1,5 milhão de reais. E o valor total não é só esse. Além dele, existe a taxa de reserva de cinco mil dólares para que a pessoa seja uma das 100 primeiras a receber a lancha, ou mil dólares para que esteja na outra fila.

Na visão de Vo, ele espera que a produção em massa possa diminuir o preço da lancha no futuro.

Por dentro

Náutica

Por dentro, a lancha tem um espaço interno bem grande. E na cabine existe uma cama que pode virar uma mesa. Na proa da R30 tem um espaço para pescaria ou para tomar sol. Nessa área também tem três plataformas dobráveis que otimizam a popa e dão aos passageiros um acesso fácil à água.

No hardtop da lancha estarão os painéis solares extensíveis. Quando eles forem acionados, eles deslizam sobre a proa e popa da embarcação. Esses painéis irão ser capazes de dar até 2,7 kW de energia solar para recarregar a bateria de 221 kWh da lancha.

A R30 tem dois motores instalados, o que lhe dá uma potência máxima de 800 hp. Por conta disso, a velocidade máxima da embarcação é de 39 nós. Isso mostra que além de um design sofisticado, a lancha também terá um desempenho aperfeiçoado.

Fonte: Náutica

Imagens: Náutica

Vida extraterrestre pode estar a 65 anos-luz da Terra

Previous article

Tragédia com submersível da OceanGate vai virar filme

Next article

Comments

Comments are closed.