• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas afirmam que a vida surgiu antes do Planeta Terra

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      10/07/15 às 16h24

Durante muito tempo a ciência partiu da hipótese de que a vida teria surgido dentro do próprio planeta Terra, mas de acordo com algumas pesquisas recentes tudo pôde ter se tratado de um grande engano.

Utilizando a biologia e também a computação, alguns cientistas chegaram a conclusão de que a vida pode ter surgido bem antes do que o nosso planeta.

Tudo começou quando os geneticistas Richard Gordon e Alexei Sharov calcularam a evolução da vida na Terra utilizando como referência a Lei de Moore.

De acordo com a lei, os computadores conseguem dobrar a sua capacidade de processamento a cada dois anos, dessa maneira é possível "regressar" no tempo e descobrir quando o primeiro microchip foi criado, por exemplo.

A teoria, apesar de tratar de computadores, pode ser aplicada ao corpo humano, já que nossos órgãos sensoriais calculam as atividades e as realizam assim como acontece com as máquinas.

Vida alienígena

panspermia

Com a experiência, Gordon  e Sharov chegaram a conclusão de que a vida orgânica surgiu antes do nascimento do sistema solar, que teria se formado há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, enquanto a vida teria surgido há cerca de 10 bilhões de anos.

Matematicamente a teoria faz sentido, mas do ponto de vista biológico a hipótese levanta alguns debates no meio científico. Outros geneticistas alegam que é possível que isso tenha acontecido, pois algumas formas de vida podem ter sido trazidas enquanto o sistema solar estava formação, como afirma uma teoria já existente, a panspermia.

No entanto, ainda faltam evidências, a teoria utiliza muitos argumentos hipotéticos que precisam ser lucidados. Mesmo assim ela tem levantado outros questionamentos, como: Se isso ocorreu com a Terra, por que não em outros planetas?

Muitos cientistas concordam que a vida na Terra tenha sido trazida do espaço, após colisões de rochas, cometas e asteroides, mas ainda é preciso pesquisar muito sobre o assunto. A pesquisa dos dois geneticistas continua e pode ser que logo uma resposta definitiva surja.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+