Curiosidades

Fatos surpreendentes sobre o corpo humano

0

O nosso corpo é uma máquina perfeita! Os órgãos, ossos, músculos e tudo mais que nos compõe funcionam juntos para que possamos desempenhar diversas funções essenciais.

Em resumo, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que constituem tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, fazem parte de vários sistemas. Há alguns fatos interessantes sobre o corpo humano que, definitivamente, não aprendemos na escola. Separamos, aqui, alguns deles:

Tatuagem natural

Quando um raio te atinge e você sobrevive, uma espécie de tatuagem fica marcada em sua pele, ela é chamada de figura de Lichtenberg. Ela acontece, porque o contato das veias do nosso corpo com a eletricidade pode causar ruptura de pequenos vasos capilares subcutâneos. É como se deixasse uma queimadura, que pode ficar marcada durante anos, demonstrando o caminho que a corrente elétrica fez no corpo. Muitos chamam essa marca de tatuagem natural.

Apêndice

Você provavelmente já ouviu por aí que o apêndice é um órgão “inútil” e que só existe para causar dor naqueles humanos ‘selecionados’ para ter apendicite. Mas, como tudo no corpo humano, o apêndice tem sim uma função, apesar de não ser essencial para a nossa sobrevivência. No geral, pesquisadores acreditam que o apêndice sirva como um “depósito” de bactérias boas no intestino.

Ao ser afetado por um surto de diarreia ou qualquer outra doença que limpe completamente os intestinos, além de se livrar do ser que está fazendo mal, essa limpeza leva também as bactérias que fazem bem para o corpo. Dessa forma, o apêndice serve como uma bolsa para que essas bactérias positivas voltem a se proliferar após uma limpeza intestinal.

Máquina perfeita

O corpo humano é indiscutivelmente incrível. Nosso esqueleto, por exemplo, é leve como um alumínio, duro como aço e quatro vezes mais forte que concreto. Um dos maiores órgãos do corpo humano é o cérebro, que é composto por 77% de água, o líquido conduz nutrientes e protege contra choques. Além disso, possuímos cerca de cem bilhões de neurônios que enviam e recebem mais sinais do que todos os celulares do mundo.

Pulmão saudável x Pulmão de um fumante

Esta é a diferença de um pulmão de um fumante, que consumiu um pacote de cigarros por dia durante vinte anos, e o de um não fumante. A foto foi tirada de um vídeo postado por uma médica, no qual ela demonstra a diferença do funcionamento dos órgãos. Amanda Eller é da Carolina do Norte e conseguiu mostrar que além da aparência, o pulmão mais vermelho se infla de ar com uma facilidade muito maior se comparado ao pulmão de cor preta. A retenção de ar do órgão do fumante também é muito menor que a do outro. “Ainda querem fumar?”, perguntou Eller a seus seguidores.

Clitóris

O clitóris tem cerca de 8 mil terminações nervosas, para se ter uma ideia, isso é dobro do que existe no pênis. Ele também é o único órgão humano que serve exclusivamente para dar prazer à mulher e nunca envelhece, isto é, sua inervação e sensibilidade não se alteram com o avanço da idade da mulher.

Coração vazio

Assim seria um coração sem o sangue, os vasos sanguíneos e os músculos. Tudo que restaria seria a parte fibrosa do órgão.

Bebês “zoiudos”

Já parou para pensar por que os olhos dos bebês são tão grandes? Isso acontece por ele ser um dos únicos órgãos que tem praticamente o mesmo tamanho desde criança até adulto. O recém-nascido já tem cerca de 65% do tamanho de um olho de uma pessoa adulta.

Memória e curiosidades

O cérebro humano consegue armazenar 4,7 bilhões de livros ou 670 milhões de páginas de internet. Piscamos em média 25 mil vezes por dia e produzimos de 1 a dois litros de lágrimas por dia. E qual seria a produção diária de gases? Por volta de 1 a 1,5 litros. O olho humano consegue distinguir cerca de 10 milhões de cores diferentes. Já o nariz é capaz de identificar 1 trilhão de cheiros.

TBT: entenda a história da hashtag

Matéria anterior

Bandeiras estranhas e seus símbolos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications