Com a chegada do mês de dezembro, vem também o prenúncio de um novo ano. Com o fim de 2021, é natural que o ser humano pare por um momento e faça uma retrospectiva do ano que está acabando. Quais foram as metas cumpridas, quais foram os aprendizados, o que se espera para o ano novo, o que se pode fazer de diferente no ano que vem.
O início de um novo ano, por outro lado, significa novas oportunidades, novas metas, novos objetivos e, principalmente, renovação. Entre as tradições vindas com o ano novo está o uso das cores como forma de atrair amor, prosperidade, paz e dinheiro.
Outra tradição bem difundida é traçar novas metas que serão cumpridas ao longo do novo ano. Se você ainda não sabe como dar início às suas metas, fizemos esse post justamente para te auxiliar.
Foto: Reprodução
1- Reflita sobre o ano que passou.
O primeiro passo para conseguir estabelecer as suas metas de 2022 é parar por um momento e refletir sobre o ano que esta acabando. Para te auxiliar neste processo, escolha um lugar calmo e deixe papel e caneta ao seu lado.
Uma dica para facilitar o processo é colocar uma playlist de música que você goste e que lhe faça relembrar de momentos vivenciados ao longo do ano, sejam eles bons ou ruins. Comece refletindo sobre:
3- Tenha clareza ao estabelecer as metas.
Ter clareza nas metas significa entender que tudo o que desejamos na vida demanda planejamento. Assim, é preciso definir ações a curto, médio e/ou longo prazo, além de ser necessário que um cronograma de ações sejam cumpridos.
Uma dica é usar a frase “Eu vou (verbo + meta) até (dia) porque (motivo) é importante para mim”. Colocando o exemplo em prática, a frase ficaria da seguinte forma: eu vou assistir um filme uma vez por semana porque me divertir é importante para mim.
Suas ações a curto e médio prazo devem ser destrinchadas a partir da sua meta a longo prazo. O ideal é que estas ações sejam colocadas em um cronograma mensal e semanal para que se tenha um tempo de execução visível.
4 – Priorize o que é mais importante.
Para que as coisas fluam como o planejado, é preciso se autoconhecer. Avaliar seu próprio ritmo, observar quanto tempo levamos para executar e concluir tarefas, entender se as coisas que estamos nos propondo a fazer são para nos manter ocupados (coisas menos importantes, mas necessitam ser feitas) ou se são tarefas que te deixam mais próximo de conseguir o seu objetivo (tarefas de realização).
Após fazer esta avaliação, o principal é definir quais são nossos objetivos e nosso foco. Ou seja, quais são as tarefas mais importantes, fundamentais, e que devem ser feitas prioritariamente para que possamos atingir o objetivo dentro do prazo estabelecido previamente. Esta é uma forma de manter o foco e de observar os resultados
5 – Teste estratégias, métodos e técnicas.
Este é o ponto em que você vai, literalmente, colocar o seu planejamento em ação. Cada pessoa tem o seu próprio método de produtividade, e vai ser preciso partir das tentativas e dos erros para achar qual é o seu método. A dica aqui é calcular o seu tempo através dos minutos, deixando as horas de lado. Está é uma forma de anular a desculpa da falta de tempo, já que o foco no trabalho faz com que os minutos sejam valiosos.
Isso quer dizer, na prática:
6 – Se motive para dar continuidade em seu planejamento.
Para dar continuidade ao seu planejamento e atingir o seu objetivo, é necessário que você se sinta motivado. Esta automotivação deve ser constante para que você possa conseguir se manter no caminho, sem desviar ou desistir do objetivo final.
Uma estratégia é fazer uma revisão semanal para te auxiliar nos ajustes que forem necessários para o que for realizar ao longo do processo. O grande segredo para conseguir atingir o objetivo é acompanhar a evolução do processo, lembrando sempre dos “benefícios” que isso trará para a sua vida.
Como uma última dica, porém não menos importante, é celebrar a sua conquista com algum tipo de recompensa. Ao final, você se sentirá bem consigo mesmo e com o sentimento de dever cumprido.
Fonte: Mais Goiás